Caminhão-pipa, racionamento e até garrafinha: como comerciantes de Ribeirão Preto ‘se viram’ em meio à falta d’água


Problema de desabastecimento ocorre em estabelecimentos na zona Sul da cidade. Saerp cita período de estiagem e problema em poço, mas ressalta que trabalha para melhorar a distribuição. Comerciantes reclamam de falta de água na Avenida da Saudade e na zona sul de Ribeirão
Comerciantes de Ribeirão Preto (SP) relataram à EPTV, afiliada da TV Globo, os transtornos que vêm enfrentando diante do desabastecimento de água que atinge os estabelecimentos.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Ribeirão e Franca
💦 Funcionária de uma sorveteria na zona Sul da cidade, Valquíria Nogueira Martins explica que a alternativa encontrada por eles para seguir atendendo os clientes foi usar garrafinhas de água mineral.
“Está prejudicando a produção dos gelados. Chega umas 7h, acaba [a água da rua], daí vai retornar lá pelas 23h, que é a hora que a gente está encerrando o nosso expediente”, diz.
Comerciante de Ribeirão Preto usa garrafinhas de água mineral diante do desabastecimento
Reprodução/EPTV
⚠️ Em uma confeitaria próxima, os funcionários racionam o uso do recurso, para que parte possa encher a caixa d’água. Ainda assim, a comerciante Mariana Soares enfatiza a preocupação.
“Segunda e sexta de manhã, a água, você abre a torneira tanto do tanque quanto da pia, ela sai bem pouquinho, um fio. Você tenta abrir mais para vir aquela pressão, e não vem.”
🚛 Já na pizzaria do Jean Carlos, o desabastecimento ocorre praticamente o dia inteiro. Com isso, relata que não consegue ligar as máquinas e, para recorrer ao problema, comprou uma outra caixa d’água e contratou caminhões-pipa.
“A gente depende totalmente da água para higienizar os equipamentos, lavar as louças, e agora está sendo feito tudo manualmente. A gente tem que dar nossos pulos, porque não podemos fechar”, afirma.
O que diz a Saerp?
Em nota, a Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) alegou que, devido ao período de estiagem, há um aumento do consumo de água, o que pode ocasionar intermitências no abastecimento em alguns locais da cidade.
Disse, ainda, que a zona Sul da cidade pode estar enfrentando os problemas porque o poço Sumaré apresentou falhas eletromecânicas nesta semana que afetaram os níveis de reserva da região.
“Entretanto, a Secretaria vem trabalhando de forma intensiva, em toda a cidade, buscando melhorar a distribuição e pressão na rede, mas é necessário que a população faça o uso racional da água, evitando o desperdício e auxiliando na garantia do abastecimento a todos e a preservação do recurso”, complementou.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto e Franca

Adicionar aos favoritos o Link permanente.