Um levantamento realizado pela Secretaria da Educação de Ribeirão Preto aponta que 86% dos profissionais da rede municipal, incluindo os professores, coordenadores e gestores, notaram que houve aumento na concentração e atenção dos alunos após a proibição dos celulares nas escolas.
O estudo ainda aponta que 61% dos profissionais notaram avanço na disciplina dos alunos e 76% perceberam que as interações sociais estão mais saudáveis nos intervalos.
“Os alunos voltaram a brincar e interagir nos recreios, estão mais atentos e menos agitados em sala. A medida tem sido essencial para um ambiente pedagógico mais equilibrado e maior participação nas atividades”, disse uma professora da rede na enquete realizada pela Divisão de Gestão Pedagógica.
De acordo com a Secretaria da Educação, a expectativa é que os resultados fiquem mais evidentes a médio e longo prazo, o que pode refletir no desempenho dos alunos.
Sem resistência
Além disso, a pasta informa que 87% dos profissionais não enfrentaram oposição das famílias na retirada dos celulares dos alunos. No entanto, os estudantes que insistirem no uso indevido do celular serão advertidos.
Novas regras
Nesta segunda-feira (24), o CNE (Conselho Nacional de Educação), vinculado ao Governo Federal, publicou as Diretrizes Operacionais Nacionais sobre o uso de celulares nas escolas – clique aqui.
A resolução autoriza o uso dos dispositivos digitais nas escolas por parte dos estudantes para fins pedagógicos e sob mediação dos profissionais de educação, com orientações por etapa de ensino. Para outros fins, essa autorização é vedada, em todos os momentos da rotina escolar, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula.
SAIBA MAIS
Governo publica regras para uso de celulares nas escolas; Entenda
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Que horas abrem os portões do Lollapalooza?
O post Celular proibido: Professores de Ribeirão Preto notam melhora na concentração dos alunos apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.