Cidade na região de Ribeirão instala mais de 250 armadilhas para o mosquito da dengue

A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) de Batatais, cidade na região de Ribeirão Preto, está realizando a instalação de 252 armadilhas para monitoramento do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

A ação faz parte das ações realizadas para combater a proliferação do inseto na cidade. De acordo com o diretor da pasta, Rogério Tercal, o objetivo dessas armadilhas é atrair as fêmeas grávidas do mosquito, utilizando um atrativo sintético de oviposição.

Ao entrarem na armadilha, as fêmeas ficam presas a um adesivo, facilitando a coleta e o monitoramento. O processo não utiliza substâncias tóxicas e não afeta a rotina dos moradores

Rogério Tercal

Vale destacar que apenas as fêmeas do mosquito transmitem as doenças citadas, já que os machos se alimentam de néctar e seiva de plantas. Conforme mapa divulgado pela Prefeitura, as armadilhas foram instaladas em diversas regiões da cidade.

-Continua após a imagem-

Semusa instala armadilhas para monitoramento do mosquito transmissor da dengue. (Foto: divulgação/ Prefeitura de Batatais)
Semusa instala armadilhas para monitoramento do mosquito transmissor da dengue. (Foto: divulgação/ Prefeitura de Batatais)

Insetos capturados serão enviados para análise em laboratório

Ainda de acordo com as informações da Semusa, os mosquitos capturados pela armadilha serão enviados para uma análise de laboratório e, posteriormente, os resultados devem ajudar a definir as áreas com maior risco de surtos e a planejar ações de combate.

A instalação das armadilhas é acompanhada pela assinatura de um termo de autorização pelos moradores de Batatais, que concordam com a visitação semanal dos agentes de saúde durante o período de um ano.

“A cada vistoria, os insetos capturados são enviados para análise em laboratório, onde são identificados e estudados geneticamente. Esse monitoramento inclui a verificação da virologia do mosquito, identificando se ele está infectado com o vírus da dengue, incluindo seus diferentes sorotipos, e se há presença do vírus da chikungunya”, diz Tercal.


SAIBA MAIS

Taxa para visitar Ubatuba fica mais cara; Veja os novos valores

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

BBB 25: veja primeira foto da casa

O post Cidade na região de Ribeirão instala mais de 250 armadilhas para o mosquito da dengue apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.