A Sabesp lançou a licitação para construir a primeira usina de dessalinização de água do Estado de São Paulo, que ficará em Ilhabela, no litoral. A usina vai transformar a água do mar em água potável para o abastecimento de mais de 8 mil moradores.
A usina vai captar água salgada e terá capacidade de processamento de 30 litros por segundo – aumento de 22% na oferta de água tratada. A medida ajuda e atender os clientes da cidade mesmo na alta temporada, quando a população cresce de forma exponencial.
O que é dessalinização?
A usina de dessalinização usa a tecnologia de osmose reversa, no qual a água do mar é convertida em potável, sem que as partículas de sal permaneçam no processo.
A água dessalinizada será transportada para reservatório localizado na própria Estação de Tratamento de Água (ETA) Água Branca, onde será distribuída para consumo da população. A previsão inicial é que a usina seja implantada em 2026.
Com isso, haverá produção de 2,5 milhões de litros diários. “Isso reduzirá a frequente escassez de água, especialmente durante feriados e temporada de turismo”, afirma o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL).
SAIBA MAIS
Agrishow apresenta tecnologia de IA para eficiência na agricultura
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que aconteceu com o monotrilho em São Paulo?
O post Cidade no litoral terá primeira usina de dessalinização de água de SP; saiba como funciona apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.