Com aumento no furto de veículos em Ribeirão Preto, SP, cresce procura por rastreadores


Loja de acessórios na cidade instala, em média, 15 aparelhos por dia. Em maio, segundo SSP, foram 134 ocorrências, maior registro desta natureza no ano de 2023. Seguro de carros está mais caro em Ribeirão Preto, SP
Maio lidera como mês com mais furtos de veículos no ano em Ribeirão Preto, SP, segundo SSP
Maio foi o mês com mais registros de furto de veículos no ano de 2023 em Ribeirão Preto (SP), de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). No período, foram 134 ocorrências ante 119 registradas em março, mês que, até então, liderava os registros de crimes desta natureza.
Para tentar driblar a ação dos bandidos, muitos motoristas estão apostando em itens extras para proteger o veículo. Em uma loja de acessórios da cidade são instalados, por dia, 15 rastreadores.
O equipamento tem a capacidade de dizer em tempo real o endereço de qualquer carro em movimento, como conta o gerente Jonatas Martins.
“É um aplicativo no celular, onde, no caso de roubo, você consegue monitorar em tempo real o veículo e bloquear o veículo também. Você liga para a polícia e também consegue fazer a localização e bloquear o veículo a três, quatro quarteirões”.
O local onde o aparelho fica dentro do carro é mantido em sigilo.
Cresceu número de furto de veículos em maio em Ribeirão Preto, SP
José Augusto Junior/EPTV
Valor do seguro também está alto
Com o aumento nos casos, aumenta também o valor do seguro. Em um ano, o preço subiu 7%.
Diretor do Sindicato dos Corretores de Seguro, José Marcos Alonso revela que, além da alta nos crimes, inflação e preços das peças estão entre as justificativas.
“O índice de roubo aumenta devido à falta de peças no mercado e o preço de reposição”.
Segundo ele, os modelos de carros mais antigos estão entre os mais visados pelos criminosos.
“As seguradoras já fazem uma seleção automaticamente. São veículos que não são mais fabricados, as peças de reposição são muito caras, não tem pra repor e, muitas vezes, o preço é incompatível ao valor do carro”.
Sem peças de reposição de alguns modelos, valor do seguro de carro ficou 7% mais caro em Ribeirão Preto, SP, em um ano
José Augusto Junior/EPTV
Zona Sul registrou maioria dos furtos em maio
Ainda de acordo com dados da SSP, a zona Sul de Ribeirão Preto é um dos locais onde houve mais registros de furtos em maio. A alta taxa de crimes na região mais rica da cidade, para Alonso, tem a ver com a maior circulação de pessoas.
“É um local concentrado de pessoas, escritório de advogados, consultórios. O giro de pessoas é maior, tem mais rotatividade, que a pessoa vai no consultório demora uma hora, duas horas, quando volta, vai ver e está sem o veículo”.
Na Rua Abrahão Issa Halach, na Ribeirânia, foram quatro furtos em 31 dias, local com maior número de ocorrências no mês. Em segundo lugar, vem a Avenida Portugal.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.