Com redução de impostos, junho tem recorde na venda de carros 0km em Ribeirão Preto, SP


Foram 1.303 novos veículos no mês, alta de 26% em relação a maio e de 55% em relação a junho de 2022. Junho tem melhor resultado do ano nas vendas de carros 0km em Ribeirão Preto, SP
O mês de junho bateu recorde de vendas de veículos 0km em Ribeirão Preto (SP) em 2023, de acordo com levantamento divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os números mostram alta de 26% em relação a maio e 55% em relação a junho de 2022.
Foram 1.303 novos carros nas ruas de Ribeirão Preto (SP) nos últimos 30 dias ante 1.037 comercializados no mês anterior.
Junho bateu recorde de vendas de veículos 0km no ano em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Veja, mês a mês, como foram as vendas de carros 0km em 2023 até agora:
janeiro: 790
fevereiro: 787
março: 1.183
abril: 1.025
maio: 1.037
junho: 1.303
Veja a comparação de vendas de carros 0km entre junho de 2023 e junho de 2022:
junho de 2022: 839
junho de 2023: 1.303
Para Edgard Monforte Merlo, professor de economia da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP), a alta está ligada, diretamente, à redução de impostos do governo federal para compra de veículos, anunciada em maio deste ano.
“Veículos, geralmente, têm um valor alto, as pessoas planejam muito para comprar um novo, e isso [a redução dos impostos] fica relevante para a pessoa tomar sua decisão de compra. Nestes momentos, o que acontece é que o consumidor tende a antecipar a compra”.
Segundo Merlo, por conta dessa antecipação de compra, esse aumento registrado em junho pode representar, por exemplo, baixas vendas nos próximos meses.
Isso porque, como é necessário planejamento para trocar um carro a pessoa que se preparava para comprar um novo veículo no segundo semestre, acabou se adiantando, justamente, por conta da redução oferecida.
“Você vai trocar seu carro e vem o benefício. Ninguém sabe direito quanto vai durar, pode ser que acabe este benefício antes dos 120 dias que é o previsto, e aí as pessoas tendem a comprar o quanto antes. Esse aumento muito bom das vendas em junho é porque, na realidade, as pessoas estavam aproveitando o benefício do imposto menor”.
Edgard Monforte Merlo, professor de economia da USP em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
A tendência, ainda segundo Merlo, é que, com o fim da redução dos impostos, o número de vendas de veículos se normalize.
“Passada essa compra, as pessoas vão ter um estímulo menor para trocar de carro, então o que acontece é voltar à normalidade, até com uma ligeira queda. As pessoas que anteciparam a compra vão deixar de entrar nas estatísticas de venda nos próximos meses”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.