Conheça a relação de religioso que lutou contra a ditadura com Ribeirão Preto

O bispo emérito de Blumenau-SC, dom Angélico Sândalo Bernardino, morreu na noite de terça-feira (15), aos 92 anos. O bispo pertenceu ao clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, onde foi ordenado presbítero na Catedral de São Sebastião.

Dom Angélico nasceu em Saltinho, no interior de São Paulo, em 1933, e foi um dos últimos expoentes da chamada ala progressista da Igreja Católica. Seu nome esteve ligado ao do cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, de quem foi bispo-auxiliar, e lutou pela redemocratização do Brasil.

Atuação em Ribeirão Preto

Dom Angélico atuou na favela da Vila Carvalho, zona Norte de Ribeirão Preto, nos anos 1960 e 1970, onde chegou a celebrar missas improvisadas em barracos. Segundo o site Memórias da Ditadura, Dom Angélico chegou a abrir as portas da Catedral para que estudantes da USP pudessem entrar durante uma manifestação, que foi reprimida pela polícia.

No mesmo período, ele também foi diretor do Diário de Notícias, e ajudou a denunciar a violência sofrida por Madre Maurina. Padre Angélico não teve sua prisão decretada em 1969, mas foi intimado a depor.

Já nos anos 1970, ele também ajudou 120 famílias que viviam na favela da Vila Carvalho a se mudar para casas construídas com apoio da Caixa Econômica, que estavam vazias, no Parque Ribeirão.

Nota de pesar

Na noite de terça-feira, a Arquidiocese de Ribeirão Preto publicou uma nota de pesar, no qual lamenta a morte de Dom Angélico. Confira:

Com profundo pesar, a Diocese de Blumenau comunica o falecimento de Dom Angélico Sândalo Bernardino, ocorrido hoje, 15 de abril, às 18h23, na residência do Padre Antônio Leite Barbosa Júnior.

Dom Angélico pertenceu ao Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Foi ordenado presbítero na Catedral Metropolitana de São Sebastião, e exerceu diversos trabalhos pastorais e sociais.

Unimo-nos em oração a todos os que partilham deste momento de luto, especialmente aos familiares, amigos e fiéis que caminharam com ele ao longo de sua vida e ministério.

Dom Angélico exerceu seu episcopado com dedicação, marcando a história da Igreja no Brasil como bispo auxiliar de São Paulo e como primeiro bispo da Diocese de Blumenau, desde sua criação em 2000.

Neste momento, elevamos nossas preces a Deus, com confiança na Sua misericórdia e na promessa da vida eterna. Que o Senhor acolha Dom Angélico em Sua paz e o recompense por todo o bem que realizou ao longo de sua caminhada.

“Na casa do Pai há muitas moradas…” (Jo 14,2)

Que ele descanse na luz e na paz do Cristo Ressuscitado.

SAIBA MAIS
Ribeirão Preto terá ‘Cãorrida e Cãominhada’; veja como participar

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Onde ver a cruz da primeira missa no Brasil?

O post Conheça a relação de religioso que lutou contra a ditadura com Ribeirão Preto apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.