Cozinheiro da creche da USP em Ribeirão Preto viraliza com bom humor em posts sobre merenda das crianças


Com vídeos com até três milhões de visualizações, Marcos Avalon tem chamado a atenção por fazer o que ama, cozinhar para crianças. Instituição atende cerca de 100 alunos. Cozinheiro de creche da USP Ribeirão Preto, SP, viraliza nas redes sociais
Com um sorriso largo no rosto, criatividade e bom humor, Marcos Avalon, que é de Ribeirão Preto (SP), tem conquistado milhares de seguidores pelo Brasil. O cozinheiro — e agora influenciador digital — tem cerca de 144 mil seguidores no TikTok e 74 mil no Instagram e conquistou essa multidão fazendo algo simples: comida para crianças.
Alguns dos vídeos postados nas redes sociais já tiveram três milhões de visualizações.
Há 28 anos cozinheiro da Creche e Pré Escola Carochinha, da Universidade de São Paulo (USP), ele viu na internet a oportunidade de mostrar, de maneira divertida e muito criativa, os preparativos diários da merenda escolar das crianças.
Cozinheiro Marcos Avalon viraliza nas redes sociais ao gravar, de maneira divertida, preparação da merenda escolar em Ribeirão Preto, SP
Carlos Trinca / EPTV
Para Marcos, que é formado em pedagogia, preparar os alimentos e caprichar na refeição é uma demonstração de afeto, empatia e cuidado com o próximo.
“A comida carrega muito da nossa energia, por isso estou sempre rindo. Acredito que quando fazemos alguma coisa para alguém, a gente oferece o melhor da gente. Comida é uma coisa que compartilhamos em família, amigos e pessoas que gostamos. Aqui, falo que as crianças são meus filhos, como que vou fazer de qualquer jeito para um filho?”.
Marcos tem nas mãos a responsabilidade de alimentar aproximadamente 100 crianças e já conquistou fãs ali mesmo, na instituição.
“As crianças adoram, me imitam, apresentam o cardápio. Os pais dizem que têm muita vontade de comer a comida da creche”.
Initial plugin text
Ambiente contagiante
A alegria de Marcos contagia o ambiente, segundo a também cozinheira e parceira de trabalho Gisele Cristina Ferreira.
“Cozinhar é arte, amor e a alegria dele, que contagia todo mundo. A gente dança, canta e brinca fazendo tudo certinho, mas sempre com muita leveza”.
Marcos Avalon e a companheira de trabalho Gisele Cristina Ferreira se divertem cantando e dançando enquanto cozinham na creche da USP de Ribeirão Preto, SP
Carlos Trinca / EPTV
Preparando diariamente refeições recheadas de nutrientes e acompanhadas por um aroma atrativo, a equipe de cozinha colabora para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.
“Usamos temperos naturais como alho, orégano e cheiro verde. Não utilizamos nada industrializado, condimentado, ou que possa trazer algum malefício para a criança. É uma comida com menos sal e que a gente abusa dos temperos naturais para dar esse gostinho e perfume”, comenta a técnica em nutrição, Bianca George dos Santos.
Na visão de Marcos, grãos, raízes, verduras e legumes fornecidos pela terra são sagrados.
“Pra mim, isso é sagrado. É energia pura. Imagina o sofrimento da terra para brotar todo esse alimento. E a gente não vai respeitar essa comida? É sagrada. É mais que sagrada”.
Na cozinha, os alimentos são feitos com temperos naturais e bastante atenção
Carlos Trinca
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.