Cresce a procura por bebês reborns em Ribeirão Preto; psicólogo alerta para os riscos

A venda de bebês reborns tem apresentado crescimento em Ribeirão Preto. Segundo profissionais da área, a procura por esse tipo de boneco, feito com técnicas que simulam a aparência de um recém-nascido, tem aumentado nos últimos meses.

Eliane Borbulhart, artesã que confecciona bebês reborns há 17 anos, afirma que o aumento na demanda é perceptível. Ela produz e comercializa os bonecos na cidade e também ministra cursos para quem deseja aprender a técnica.

Atualmente, vendo entre 10 e 15 bebês reborns por mês, mas em alguns períodos esse número pode chegar a 30

conta Eliane

O bebê reborn é um boneco de vinil, produzido com técnicas específicas de pintura e montagem, que imitam detalhes como tom de pele, veias e expressão facial de um bebê real. Muitos são adquiridos por colecionadores ou por pessoas que desejam uma experiência próxima à de cuidar de um recém-nascido.

Muita gente julga sem entender. Dizem que é só uma boneca, que é estranho, que é polêmico. Mas quem vive de perto sabe: essa arte toca, consola, transforma

afirma a artesã

Fantasia ou realidade?

Para o psicólogo social e professor da USP Ribeirão Preto, Sérgio Kodato, os bebês reborns podem ter uma função terapêutica importante, especialmente em contextos de psicoterapia. Segundo ele, esses bonecos são utilizados para trabalhar questões como a maternagem perdida, o cuidado afetivo e a elaboração de perdas, além de poderem estimular a memória de idosos com demência e aliviar sintomas de ansiedade, solidão e abandono na velhice.

Pode ser um recurso valioso em alguns tratamentos, como forma de simbolizar afetos e reviver experiências emocionais. Em idosos, por exemplo, pode ajudar a estimular lembranças e trazer conforto

explica Kodato

No entanto, ele alerta para os riscos que envolvem esse tipo de vínculo simbólico, especialmente quando há confusão entre fantasia e realidade. Segundo o especialista, o apego excessivo ao bebê reborn pode indicar dificuldades em lidar com perdas reais, isolamento social e até processos de negação da realidade.

Existe o risco de substituição de vínculos reais por vínculos simbólicos, o que pode levar à preferência por uma relação fictícia em detrimento de relações humanas verdadeiras. Isso pode ser um sinal de sofrimento psíquico ou, em alguns casos, de distúrbios como demência

alerta o psicólogo


SAIBA MAIS
Paulo Ricardo celebra 40 anos de carreira com show em Ribeirão Preto; Veja quando

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM , contudo
Duda Santos e Pedro Novaes namoram na vida real?

, no entanto

O post Cresce a procura por bebês reborns em Ribeirão Preto; psicólogo alerta para os riscos apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.