De agasalho de presente a pé torcido, veja curiosidades que marcaram o João Rock ao longo dos anos

Festival, que completa 20 anos em 2023, acontece neste sábado (3), no Parque Permanente de Exposições. Em 19 edições, o que mais tem no João Rock é história para contar. São anos de apresentações inéditas, encontros exclusivos, recorde de público e muita, mas muita curiosidade.
O evento, que completa 20 anos em 2023, acontece no dia 3 de junho, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto.
Um dos maiores festivais do Brasil, o João Rock é palco de grandes artistas nacionais e, quando se pensa em gente famosa, logo se imaginam as exigências de camarim ou na hora de se apresentar.
Mas o empresário Luit Marques, um dos organizadores, conta que, até hoje, poucos artistas deram trabalho ao longo das 20 edições. Quem vem, de fato, se sente em casa.
“Nunca ninguém pediu 40 toalhas brancas no camarim. Nós estamos loucos para receber alguém falando ‘olha, se não tiver 40 toalhas brancas, não canto'”, diz aos risos.
Mas para não falar que nunca nada de mais inusitado aconteceu, Marcelo Rocci, também organizador do João Rock, conta — sem citar nomes — que uma única vez, uma cantora pediu água de coco no camarim. Só que precisaria ser servida por uma baiana verdadeira.
“Pediu pra gente que queria tomar água de coco, mas queria que uma baiana fosse com uma roupa de baiana servir os cocos pra ela. A gente acabou não fazendo, não levou a sério. Foi um lance engraçado na hora, o mais inusitado que lembro”.
A pedido do g1, a organização do festival topou revelar os bastidores de algumas edições que marcaram o evento para sempre e compartilhar algumas curiosidades que pouca gente — ou ninguém — sabe.
Você não sabia, mas…
Cachês mais baratos
Em 2002, na primeira edição, o evento aconteceu no dia 18 de junho, véspera de feriado do aniversário de Ribeirão Preto [comemorado no dia 19].
Naquele ano, o João Rock aconteceu em uma terça-feira e, como os cachês das bandas eram menores durante a semana em comparação aos fins de semana, os organizadores aproveitaram a oportunidade.
‘Toquei com a maior!’
Em 2006, Chorão [vocalista do Charlie Brown Jr que morreu em 2013] foi flagrado chorando por muito tempo em um cantinho atrás de uma van.
Ele estava emocionado porque, palavras dele, ‘tinha acabado de tocar com o maior nome do rock: Rita Lee’.
‘Tá com frio, brother?’
Em 2007 o evento aconteceu no dia 16 de junho, um sábado bem gelado em Ribeirão Preto.
Chorão — de novo, ele — chegou para se apresentar e viu um dos seguranças encolhido de frio, tentando se aquecer esfregando as mãos nos braços.
O cantor então pergunta: “Tá com frio brother?” e tira a própria jaqueta para dar para o homem, que nem acreditou no que tinha acabado de acontecer.
Surpresa!!!!
Em 2007, Caetano Veloso estava em Ribeirão Preto para um show e, do nada, apareceu no João Rock de forma totalmente inesperada.
Ele subiu no palco do evento para cantar com Os Mutantes e Zélia Duncan. A cena, memorável, é lembrada até hoje como um dos encontros mais incríveis do festival.
Chance de uma vida
O João Rock é pioneiro em Concurso de Bandas. O evento — que antecede o João Rock — decide quem abre o palco principal, que leva o nome do festival, e foi criado em 2009.
Neste ano, a banda Lane, de Vila Velha (ES), foi a grande vencedora do concurso e vai abrir a edição especial de 20 anos, que acontece no dia 3 de junho.
Especial 2002 15 anos depois
Na edição de 2016, quando o evento completou 15 anos, a organização reuniu em um palco as quatro bandas que se apresentaram na primeira edição do festival, em 2002: CPM 22, Cidade Negra, IRA! e Titãs.
O palco chamou Edição Especial/2002.
Deu ruim!
Em 2019, Marcelo D2 torceu o pé durante o campeonato João Rock Futebol Clube, torneio amistoso que reuniu convidados e bandas que integraram o line-up do João Rock daquele ano.
Presença constante (para nossa sorte!)
A Pitty é a cantora que mais vezes se apresentou no João Rock. Das 20 edições, a cantora baiana marcou presença em 13! Álbum de estreia da artista, Admirável chip novo, inclusive, faz 20 anos este ano.
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.