De presentes a noite especial em bares e restaurantes, Dia dos Namorados movimenta economia em Ribeirão Preto, SP


Clima de romance aquece os negócios e empresários do setor esperam aumento nas vendas de até 30%, segundo a Abrasel. Floriculturas e confeitarias em Ribeirão tem produtos esgotados para o Dia dos Namorados
O clima de romance deve movimentar a economia de Ribeirão Preto (SP). Comerciantes e donos de bares e restaurantes da cidade esperam um aumento de até 30% nas vendas e, consequentemente, no faturamento, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
No Dia dos Namorados, além de presentear a pessoa amada, muitos casais costumam ter um jantar ou uma viagem romântica.
Dia dos Namorados movimenta comércio de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Por isso mesmo, segundo a Abrasel, os setores de bares e restaurantes, hotéis e motéis, turismo e viagens, salões de beleza e tratamentos estéticos devem ser impactados positivamente.
Neste ano, a data cai em uma segunda-feira (12). Mas até isso pode ser uma vantagem.
“Muitos [estabelecimentos] que não abrem [de segunda-feira] irão abrir e aqueles que abrem vão ter muito mais faturamento, como se fosse um sábado. Nós vamos ter um novo sábado”, diz Renato Munhoz, presidente da Abrasel.
Dia dos Namorados movimenta comércio de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Procura antecipada
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) estima que itens como cesta de café da manhã, caneca personalizada, perfumes, chocolates, cosméticos, roupas, calçados e flores devem ter boa procura.
Segundo dados levantados pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi, as buscas online por ideias de presentes começaram mais cedo neste ano, o que indica uma boa perspectiva para o comércio.
Gerente de uma loja de calçados, Leandro Ribeiro, afirma que os clientes já estão em busca de algo especial para presentear a pessoa amada.
“Pessoal já está comprando, mas o fluxo maior mesmo vai ser no fim de semana. Mas já estamos preparados”, afirma.
Por causa da demanda, muitos comerciantes tiveram de contratar mais funcionários. Júlio Henrique buscava uma oportunidade há tempos e conseguiu um trabalho como vendedor multifunção.
“Fiquei exatamente cinco meses parado. Estava recebendo seguro-desemprego e procurando emprego também”, revela.
Flores e chocolates são presentes clássicos para o Dia dos Namorados
Reprodução/EPTV
Presentes clássicos
O Sindicato Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) projeta um aumento médio de 7% a 10% nas vendas voltadas ao Dia dos Namorados, com o ticket-médio do presente entre R$ 180 e R$ 230.
Já os segmentos que devem ser campeões de venda, segundo o Sincovarp, são os de roupas, lingeries e peças íntimas, calçados, bolsas e acessórios, perfumes, cosméticos e maquiagem, bombons e chocolates e flores.
A empresária Gal Amaral, dona de uma floricultura, conta que o Dia dos Namorados é ótimo para os negócios. As encomendas não param de chegar.
“A pessoa vai dar qualquer tipo de presente, combina com flores. É um ato de carinho, de amor para com a pessoa amada”.
O buquê de rosas vermelhas é um dos mais procurados. “Os homens adoram dar flores para as esposas, para as namoradas, para os companheiros. É muito interessante ver o carinho, o cuidado que eles chegam aqui”, diz.
O chocolate também é outro clássico da época. A empresária Martha Pessis é dona de uma confeitaria e resolveu apostar na data e trazer opções especiais para o Dia dos Namorados, como as cestas de café da manhã, de chocolate e de fondue para compartilhar.
Além disso, os clientes que fizeram as encomendas com antecedência ganharam uma foto do casal junto ao presente escolhido.
“É uma coisa que a pessoa, às vezes, não tem tempo de ir pra um restaurante. Então, para curtir em casa, a dois, não deixa de ser romântico”, explica a empresária.
Mas aqueles que deixaram pra última hora também serão atendidos, porque o fim de semana vai ser de bastante trabalho via delivery. A demanda surpreendeu a empresária, que pretende continuar apostando na data nos próximos anos.
“Dar um presente não é só dar um bolo ou um chocolate, é montar um presente bonito, com laço, tudo. Isso chama a atenção do nosso cliente”, afirma Martha.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.