O ressurgimento do sorotipo 3 da dengue (DENV-3) pode levar ao aumento de surtos da doença no Brasil, segundo um estudo recente publicado na Journal of Clinical Virology por cientistas brasileiros. Os sorotipos da dengue são variações do vírus que, embora pertençam à mesma espécie, apresentam diferenças na composição antigênica, o que altera as formas de infecção e pode impactar a gravidade da doença.
Em conversa com o acidade on, a infectologista Fernanda Guioti Puga explica que o vírus da dengue (DENV) possui quatro sorotipos distintos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Cada um deles pode causar desde infecções assintomáticas até quadros graves da doença.
A médica ressalta que cada pessoa pode ser infectada até quatro vezes, uma por cada sorotipo, e que todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença.
‘Indivíduos com condições preexistentes, como mulheres grávidas, lactentes, crianças (até 2 anos) e pessoas com mais de 65 anos, têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença’, complementa Puga.
Vacina e tratamento
A vacina contra a dengue (QDenga) foi incorporada ao SUS no final de 2023. Ela está indicada para crianças a partir de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos, independentemente de terem ou não tido infecção pelo vírus da dengue anteriormente. Consiste em 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.
No SUS, a vacina é disponibilizada apenas para crianças de 10 a 14 anos, faixa etária com maior risco de hospitalização.
Sobre o tratamento, Fernanda Guioti explica que ainda não existe tratamento específico para a doença.
“O tratamento é baseado, principalmente, na reposição adequada de líquidos, repouso e orientação ao paciente para buscar atendimento médico se surgirem sinais de alarme (dor abdominal, sangramentos, vômitos persistentes, hipotensão)”, afirma.
Dengue em Ribeirão Preto
A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto investiga três mortes de homens com suspeita de dengue. O último boletim emitido pela pasta, no dia 21 de janeiro, informa que o município registrou 371 casos confirmados da doença. Uma redução expressiva em relação aos 1.409 casos no mesmo período do ano anterior.
De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Preto, as investigações sobre os óbitos estão em andamento, e os resultados devem ser divulgados dentro de aproximadamente 30 dias.
SAIBA MAIS
Usina anuncia financiamento de quase R$ 1 bi para investimento no interior de SP
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quais são os shows gratuitos no aniversário de São Paulo?
O post Dengue: Saiba como sorotipo 3 pode agravar surtos da doença no interior de SP apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.