Celebrado neste domingo (11), o Dia das Mães deve movimentar o comércio de todo o país. Em Ribeirão Preto, por exemplo, um levantamento do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), projeta alta de 1,5% nas vendas de maio de 2025.
É importante ressaltar que, embora o Dia das Mães seja considerado a segunda data mais importante do varejo, o otimismo no município se deve também a outros dois fatores: Agrishow e Ribeirão Rodeo Music.
O que as pessoas vão comprar?
Ainda de acordo com o levantamento, 81% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendem ir às compras para o Dia das Mães. O tíquete médio do presente deve variar de R$ 200 a R$ 300. Entre os presentes mais procurados estão:
- Produtos como joias (+33,7%)
- Chocolates (+21,5%)
- Perfumes (+9,8%)
Além desses já citados, também devem ser campeões de procura: roupas, calçados, acessórios, flores, artigos de decoração, eletrônicos e eletrodomésticos. A data também deve trazer movimentação importante no setor de restaurantes e bares.
Vai comprar online? Veja como se proteger
Devido à expectativa de vendas – um atrativo considerável para os golpistas – a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) lançou a campanha “Tem Cara de Golpe”, destacando algumas das fraudes mais comuns praticadas pelos estelionatários e com orientações para a segurança das compras.
A principal dica da associação é para que os consumidores ativem os mecanismos de segurança em seus dispositivos, como a autenticação em duas etapas, a proteção de aplicativos bancários e o bloqueio remoto.
Veja quais são os golpes mais comuns durante o Dia das Mães:
Entrega de brindes ou presentes com maquininha manipulada
A entrega de brindes ou presentes na residência das vítimas pode ser o início de uma tentativa de fraude. Os golpistas se passam por representantes de lojas de roupas, perfumarias ou supermercados, com a alegação de que a pessoa ganhou um presente ou brinde especial pelo Dia das Mães.
Para finalizar a entrega, podem pedir o pagamento de uma suposta taxa – cuja única forma de pagamento é por cartão de crédito ou débito – e então apresentam uma maquininha de cartão com o visor quebrado ou pouco visível, levando a vítima a pagar um valor muito maior do que o informado.
Golpe do falso pedido online
Com a popularização das compras online, golpes envolvendo falsos sites de e-commerce aumentam significativamente durante o período do Dia das Mães. Os criminosos criam sites falsos ou clonam páginas de lojas conhecidas, oferecendo grandes descontos para atrair consumidores.
Após o pagamento – geralmente por Pix – o produto não é entregue, e os dados da vítima e do cartão bancário podem ser utilizados em transações indevidas. Há casos em que os golpistas orientam a vítima a realizar o pagamento por meio de boleto, mas o recurso é destinado a contas controladas pela quadrilha, e o produto nunca é entregue.
Para evitar esse tipo de situação, é fundamental verificar a reputação do site, conferir se há certificados de segurança e preferir compras em lojas reconhecidas, digitando o endereço da página oficial diretamente no navegador. Antes de pagar um boleto, é essencial conferir todos os dados do beneficiário.
Golpe da falsa central de atendimento
Neste caso, os criminosos entram em contato com consumidores se passando por funcionários de instituições financeiras ou operadoras de cartão de crédito. Alegam que houve uma tentativa de compra suspeita ou pedem a confirmação de dados bancários.
A partir dessas informações, os golpistas podem acessar contas, realizar transferências ou fazer compras com os dados dos cartões. Os bancos não solicitam senhas, dados do cartão de crédito ou códigos de segurança por telefone. Qualquer contato suspeito deve ser ignorado e o consumidor deve procurar o canal oficial da instituição financeira.
Golpe com mensagens de texto falsas (SMS)
Diariamente, golpistas enviam milhões de mensagens de texto falsas, sempre com alguma abordagem urgente, como: “resgate agora os pontos do seu cartão de crédito”, “acesse este link e confira uma promoção imperdível que preparamos para você” ou “compra aprovada no seu cartão de crédito, clique aqui para cancelar”.
Ao clicar nesses links fraudulentos, a vítima é redirecionada para uma página muito semelhante à de uma loja ou instituição financeira verdadeira.
Os criminosos podem solicitar o preenchimento de formulários com dados como CPF, telefone, número do cartão, agência, conta, senha e até uma selfie. Com essas informações, conseguem causar prejuízos financeiros consideráveis às vítimas.
Na dúvida, fale diretamente com seu gerente ou com a central de atendimento oficial da sua instituição financeira.
O que fazer se eu cair em um golpe?
No caso de cair em um golpe, o consumidor deve notificar imediatamente o banco ou a operadora de cartão pelos canais oficiais, além de registrar um boletim de ocorrência.
Assim, uma outra recomendação é comunicar a operadora de telefonia em caso de smartphone roubado, perdido ou furtado. Também deve-se bloquear completamente o dispositivo para evitar o uso indevido de aplicativos financeiros.
*Com informações da Agência Brasil
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