Em Bebedouro, SP, Tarcísio participa da abertura de feira e exalta cooperativismo: ‘É o que viabiliza pequenos produtores’


Governador do estado de São Paulo esteve na Coopercitrus acompanhado do secretário de Agricultura e Abastecimento Antonio Julio Junqueira. Evento começou nesta segunda-feira (24) e segue até sexta-feira (28). Tarcísio de Freitas, governador do estado de São Paulo, na Coopercitrus 2023, em Bebedouro (SP)
Reprodução/EPTV
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicamos), esteve nesta segunda-feira (24) em Bebedouro (SP), na abertura da Coopercitrus, para acompanhar as principais novidades do setor agrícola.
Acompanhado do secretário de Agricultura e Abastecimento Antonio Julio Junqueira, Tarcísio aproveitou a ocasião para exaltar os pequenos produtores, que hoje correspondem a 39 mil cooperados na região.
“O cooperativismo é o que viabiliza uma série de pequenos produtores. Temos aqui na Coopercitrus 39 mil pequenos produtores, ou seja, são 39 mil famílias que tem todo o suporte e assistência técnica para que possam desenvolver a produção dentro da sua lavoura”.
Para o governador, fazer parte de uma cooperativa possibilita o crescimento do agronegócio como um todo no estado de São Paulo. Isso porque é por meio das cooperativas que pequenos produtores podem se desenvolver.
“Questões do crédito, questão de equipamento, questão da melhor técnica, questão do melhor emprego do solo, tudo aquilo que vai contribuir, concorrer para o aumento de produtividade, inserção no mercado, viabilização de parcerias de negócios, faz com que nosso agro seja grande. Um agro que é do grande, mas também é do pequeno e é do médio e as cooperativas tem um papel fundamental, principalmente, nesse resgate do médio e do pequeno produtor”.
Força do agro na economia
Tarcísio também aproveitou a ocasião para falar da força do agronegócio no estado.
Segundo o governador, o setor cresceu 6% no primeiro semestre em relação ao mesmo período no ano passado.
“O agronegócio do estado de São Paulo é muito diversificado, muito tecnificado, muito sustentável. É um agro que responde muito pela nossa economia. A gente teve um superávit de R$ 10 bilhões de dólares [no primeiro semestre deste ano], crescimento de 6% em relação ao ano passado. A gente percebe que o agro tem uma participação expressiva no PIB e na geração de emprego, o agro que está fazendo a diferença”.
Ainda segundo Tarcísio, o agronegócio representou, no período, 38% das exportações do estado.
“É uma referência para todo o Brasil, com certeza. A gente tem uma indústria metal-mecânica que está baseada no agro, temos pólos importantes e uma feira dessa é a oportunidade de tomar contato com aquilo que está saindo de novidade da nossa indústria, uma indústria ‘made in Brazil’, que está desenvolvendo, cada vez mais, tecnologia e gerando, cada vez mais, emprego. A gente tem cadeias que estão, cada vez mais, verticalizadas e isso está fazendo a diferença na nossa economia”.
A Coopercitrus vai até sexta-feira (28). O evento acontece na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 384 Sul – Lote A.
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.