Entenda os métodos de avaliação do International Baccalaureate Diploma Programme


Liceu Albert Sabin, de Ribeirão Preto (SP), oferece educação com foco internacional por meio do programa IB International Baccalaureate no Sabin: escola adota o programa a fim de formar alunos éticos, responsáveis e multiculturais.
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Uma educação de qualidade dentro e fora da sala de aula é essencial para a formação de um bom ser humano. Nesse sentido, o Liceu Albert Sabin, de Ribeirão Preto (SP), entende a importância de um currículo que dê ênfase no desenvolvimento integral do estudante e oferece o International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP): um programa educacional para o Ensino Médio, reconhecido internacionalmente, que incentiva o estudante a ter um pensamento crítico e independente.
O currículo IB é oferecido, em cerca de 156 países, e reconhecido por universidades nacionais, como o – Centro Universitário Barão de Mauá, ESPM, FIA, FAAP, FGV e Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, – e internacionais, como – Harvard, Yale e Stanford. O IB também motiva os estudantes a se voltarem para o mercado exterior e se tornarem culturalmente conscientes, visando a sua preparação como cidadãos globais.
A nota mínima para receber o diploma IB é de 24 pontos de um total de 45 pontos. O currículo é composto por avaliações internas e externas que focam em tarefas elaboradas e corrigidas para acompanhar o desempenho dos estudantes. Essas tarefas são inovadoras e abrangem uma variedade de estratégias de avaliação.
Nas disciplinas do Diploma Programme (DP) do International Baccalaureate (IB), as avaliações desempenham um papel crucial no desempenho dos estudantes e na atribuição dos diplomas. Elas são compostas por uma combinação de componentes internos e externos. Os componentes internos incluem diversas tarefas de avaliação e, em algumas disciplinas, a produção de portfólios. Esses trabalhos são avaliados pelos professores da escola, seguindo critérios estabelecidos pelo IB. Já os componentes externos compreendem exames finais padronizados são elaborados pelo IB e realizados em todo o mundo. Esses exames são avaliados externamente por examinadores especializados. As avaliações no DP são projetadas para avaliar a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo das disciplinas, suas habilidades de pensamento crítico, sua capacidade de pesquisa e comunicação. A abordagem garante a qualidade e a validade das qualificações obtidas pelos alunos do IBDP ao redor do mundo.
Além disso, há também há avaliação nos componentes centrais do IBDP, como: TOK (Theory of Knowledge), EE (Extended Essay) e CAS (Creativity, Activity and Service).
A avaliação do TOK envolve dois componentes principais: um ensaio escrito e uma apresentação oral. O ensaio permite aos alunos estudantes a se aprofundarem na compreensão teórica, analisando questões relacionadas ao conhecimento, e a apresentação oral os incentiva a articular suas ideias, conectando o conhecimento com exemplos do mundo real.
A EE é um ensaio estendido, uma monografia, que exige um processo de investigação cuidadosa, de análise crítica e de aplicação de habilidades de pesquisa acadêmica. Os estudantes são orientados por um supervisor que os apoia durante todo o processo de pesquisa e redação. Permite-se, aos alunos, explorar um tópico de sua escolha, aprofundando seu conhecimento em uma disciplina específica e desenvolvendo habilidades acadêmicas que serão valiosas em suas futuras trajetórias educacionais e profissionais. Para TOK e EE, os estudantes podem receber até 3 pontos.
Por fim, a avaliação do CAS (Creativity, Activity, Service) é baseada em critérios estabelecidos pelo IB, que buscam avaliar a natureza e o nível de envolvimento dos estudantes nas atividades das três áreas: – criatividade, atividade física e serviço comunitário. Eles são responsáveis por planejar, executar e refletir sobre suas experiências de CAS ao longo do programa. A avaliação é realizada por meio de evidências documentadas, como registros de atividades, reflexões pessoais, relatórios e feedback de supervisores. Os estudantes também devem planejar, pelo menos, um projeto com duração mínima de um mês durante o segundo ano do DP. Ademais, eles são avaliados com base em seu compromisso, esforço, aprendizado pessoal e impacto nas atividades de CAS. Essa abordagem holística promove a formação de indivíduos conscientes, engajados e, capacitados para fazer a diferença em suas comunidades e no mundo. Embora os alunos não recebam uma nota para o CAS, o cumprimento das exigências do IB é fundamental para que os estudantes recebam o diploma.
A fim de proporcionar uma educação enriquecedora, o Liceu Albert Sabin orgulha-se de contar com um corpo docente excepcional. Composto por educadores brasileiros e estrangeiros, altamente qualificados. A equipe docente se mantém constantemente atualizada por meio de capacitações nacionais e internacionais. A busca contínua pelo aprimoramento profissional permite que os educadores ofereçam o melhor ensino aos estudantes. Além disso, as turmas são mantidas em um tamanho reduzido, com um máximo de 25 alunos, promovendo uma interação mais próxima, estimulando a colaboração e o desenvolvimento individual.
O Liceu Albert Sabin reconhece que uma educação de qualidade vai além dos limites da sala de aula. Por meio do currículo do IB, busca-se oferecer uma formação sólida, que vai, também, além do aprendizado acadêmico tradicional. Com uma proposta pedagógica diferenciada, baseada nos princípios do IB, os estudantes são incentivados a desenvolver habilidades essenciais para se tornarem cidadãos globais conscientes.
A avaliação no International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP) desempenha um papel fundamental no processo educacional dos estudantes. Não se trata de uma mera medição do conhecimento adquirido ou de exercícios memorísticos. Busca-se promover o pensamento crítico, a análise reflexiva, a aplicação prática e o desenvolvimento integral dos estudantes. Por meio de avaliações criteriosas, baseadas em critérios claros e transparentes, os estudantes são desafiados a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, a explorarem diferentes perspectivas, a comunicarem suas ideias de forma clara e a aplicarem o conhecimento em situações do mundo real. É uma abordagem abrangente que visa cultivar habilidades e competências essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal desses, proporcionando-lhes uma base sólida para um futuro brilhante.
Serviço
Liceu Albert Sabin – Unidade Califórnia (Ensino Médio)
Endereço: Rua José Curvelo da Silveira Jr., 110, Jardim Califórnia – Ribeirão Preto (SP)
Telefone: (16) 3602-8200
Site: https://liceuasabin.br/

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