Ex-vereadora é exonerada do Theatro Pedro II após denúncias sobre indígenas venezuelanos

A ex-vereadora Gláucia Berenice foi exonerada da vice-presidência da Fundação Theatro Dom Pedro II, em Ribeirão Preto. A saída de Gláucia do cargo acontece após a organização responsável pelo atendimento dos indígenas venezuelanos, da tribo Warao, denunciar acúmulo de lixo e problemas na estrutura do imóvel que abriga os refugiados.

A exoneração, assinada pelo prefeito Ricardo Silva (PSD), foi publicada na edição de terça-feira (31) do Diário Oficial do Município. Em contato com a reportagem do acidade on Ribeirão, Gláucia Berenice negou as irregulares, porém disse que acredita que a exoneração está relacionada com as denúncias.

A Prefeitura de Ribeirão Preto não comentou a exoneração da ex-vereadora. No entanto, informou que abriu uma sindicância para investigar supostas negligências no abrigo dos indígenas Warao no período entre 2022 e 2024.

Gláucia foi secretária municipal de Assistência Social entre novembro de 2022 e abril de 2024.

A denúncia

O presidente da OSC (Organização da Sociedade Civil) Projeto Mudando Vidas, Ricardo Tostes, tem divulgado nas redes sociais uma série de denúncias sobre irregularidades no abrigo dos indígenas Warao em Ribeirão Preto. Atualmente, a OSC é responsável pelo atendimento dos indígenas.

Entre os problemas identificados, estão o acumulo de lixo, falta de limpeza do espaço, dormitórios improvisados, banheiros sujos, encanamentos entupidos, entre outros. Tostes ainda afirma que os indígenas apresentavam “alto índice de desnutrição e desidratação”.

Ao acidade on Ribeirão, Ricardo Tostes disse que se deparou com a situação quando atuava como voluntário no abrigo, entre o final de 2023 e início de 2024. Ele ainda afirma que chegou a cobrar Gláucia Berenice sobre a situação.

“Eles [indígenas Warao] ficaram lá largados”, disse Ricardo Tostes. “Tinha urubu lá em cima, porque não davam saco de lixo para jogar os restos de comida fora”, completa.

O que diz Gláucia Berenice?

A ex-vereadora Gláucia Berenice afirmou que abriu um processo de calúnia, difamação e ameaça, em razão das denúncias citando seu nome. Gláucia também afirmou que acredita que a exoneração tenha relação por essas reclamações.

Ela ainda declarou que está tranquila quanto à situação, já que documentou toda a atuação a frente da Secretaria Municipal de Assistência Social. “A Justiça vai apurar a verdade”, disse a ex-vereadora. “Minha vida pública sempre foi tratada por princípios”, completa.

O que diz a prefeitura?

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que abriu uma sindicância para investigar negligências no abrigo dos indígenas Warao, refugiados da Venezuela. A investigação também pretende apurar o relato de uma morte nas dependências do abrigo, além de identificar as responsabilidades.

SAIBA MAIS
Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível a partir desta terça; Entenda

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Inscritos no CadÚnico podem pedir antena gratuita?

O post Ex-vereadora é exonerada do Theatro Pedro II após denúncias sobre indígenas venezuelanos apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.