Feira do Livro de Ribeirão Preto 2023: g1 lista o que você precisa saber sobre o evento


Encontros, oficinas e palestras movimentam diferentes pontos da cidade entre 12 e 20 de agosto. Gilberto Gil é o principal autor homenageado. A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) deve reunir milhares de pessoas entre 12 e 20 de agosto em diferentes locais da cidade para palestras, oficinas e encontros com entrada gratuita.
📖Para quem quer curtir ao máximo um dos principais eventos literários do estado de São Paulo, que chega à sua 22ª edição, o g1 preparou informações úteis, que podem ser conferidas abaixo.
Praça XV de Novembro é um dos locais da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
Divulgação
📆Atente-se às datas: A feira acontece de 12 a 20 de agosto, com atrações diárias que começam a partir das 8h30.
Onde será: Ao todo, a FIL terá 16 espaços diferentes, entre eles o Theatro Pedro II e a Praça XV de Novembro. Confira, abaixo, quais são eles e os respectivos endereços e capacidades de público:
A Fábrica: Rua Mariana Junqueira, 33 (350 lugares)
Ambiente de Leitura: Esplanada do Pedro II (250 lugares)
Biblioteca Sinhá Junqueira: Rua Duque de Caxias, 547 (auditório para 60 pessoas; casarão para 25, quinta para 100 pessoas)
Centro Cultural Palace: Rua Álvares Cabral, 322 (auditórios para 80 e 30 pessoas)
CUFA/ Espaço Favela: Praça XV de Novembro (Coreto)
Museu da Imagem e do Som: Rua Cerqueira César, 371 – Centro (50 lugares)
Casa da Memória Italiana: Rua Tibiriçá, 776 (100 lugares)
Palácio Rio Branco (Salão Rosa): Praça Barão do Rio Branco, S/N (60 lugares)
Praça XV de Novembro
RibeirãoShopping: Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540, Jardim Califórnia
Sesc Ribeirão: Rua Tibiriçá, 50 (auditório com 200 lugares, convivência com 80 e quintal com 30 lugares)
Teatro Bassano Vaccarini (Unaerp): Avenida Costábile Romano, 2.201 – Nova Ribeirânia (227 lugares)
Teatro Municipal: Via São Bento, Campos Elíseos (515 lugares)
Theatro Pedro II: Rua Álvares Cabral 370 (1.588 lugares)
Tenda Sesc: Esplanada Theatro Pedro II
Usina do Saber: Praça XV de Novembro
Theatro Pedro II
Guilherme Sircili
🎫Os eventos são gratuitos? Sim, mas é preciso observar a capacidade de público de cada local. No Theatro Pedro II, é preciso retirar senhas com antecedência de uma hora na Central de Informações da FIL, que fica na esplanada do teatro. No Teatro Municipal e no Sesc, isso será feito diretamente nas bilheterias. Em outros espaços, a lotação será de acordo com a ordem de chegada.
🏅Quem são os homenageados? O principal nome desta edição é o cantor e compositor Gilberto Gil. Mas a feira também faz homenagens a Luiza Romão, Gilberto Dimenstein, Danilo Santos de Miranda, Stella Maris Rezende e à professora Madelaine Pires.
Gilberto Gil é o principal autor homenageado na FIL 2023 em Ribeirão Preto
Igor do Vale/g1
💡O que tem na programação? Inspirada no tema “Entre extremos, as dualidades: a literatura como elo”, a FIL promove mais de 400 atividades, de oficinas de artes e aulas a encontros com escritores, sessões de autógrafos, exposições, conferências e apresentações musicais.
Entre as atrações confirmadas estão o trio Gilsons, que faz o show “Pra Gente Acordar” no dia 13. Rita Von Hunty participa de um bate-papo no dia 14. No dia 16, a escritora Djamila Ribeiro lê “Cartas para minha avó” no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira. No mesmo dia, o Theatro Pedro II recebe uma conferência com o escritor moçambicano Mia Couto, que ainda participa de uma sessão de autógrafos no dia 17.
Gilsons se apresenta na Feira do Livro em Ribeirão Preto
Érico Andrade/g1
Também no dia 17, as escritoras Velia Vidal e Márcia Kambeba apresentam a conferência “Povos originários e afrodescendentes na literatura latino-americana”, com mediação da jornalista colombiana Ana Maria Correa Rodriguez. Vencedora do Prêmio Jabuti com “O Som do Rugido da Onça”, Micheliny Verunschk é atração no Auditório Meira Júnior no dia 18, mesma data em que a atriz Zezé Mota apresenta a conferência “Um canto de luta e resistência” no Pedro II.
Bela Gil e Sidarta Ribeiro participam do bate-papo “Quem vai fazer essa comida?” no dia 18, no Auditório Meira Júnior. No dia 20, Preto Zezé, escritor e presidente global da Central Única das Favelas (CUFA), discute empreendedorismo na periferia.
📙Programe-se: todas as atrações podem ser conferidas pela internet.
Rita Von Hunty participa da Feira do Livro de Ribeirão Preto
Instagram/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.