Furtos em Ribeirão Preto têm alta de 7,4% em 2023; veja incidência de crimes por região


Delegacias que compreendem bairros como Campos Elíseos, Jardim América e Vila Tibério concentram maiores volumes no acumulado entre janeiro e maio. Região da Vila Virgínia teve a maior variação. Furtos e roubos aumentam no mês de maio nos maiores bairros de Ribeirão Preto, SP
O número de furtos em Ribeirão Preto (SP) aumentou 7,4% em 2023, apontam dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
Puxada principalmente por regiões ligadas a bairros como Campos Elíseos, Jardim América e Vila Tibério (veja tabela abaixo), a somatória – que considera prejuízos patrimoniais no geral, como subtração em residências, comércios e escolas, por exemplo, sem contabilizar registros relacionados a carros – chega a 3.987 ocorrências entre janeiro e maio, diante de 3.712 no mesmo período do ano passado.
Os números são elevados por casos como do comerciante Sidnei Borba, que já teve o miolo da fechadura de sua loja, na Avenida Saudade, furtada quatro vezes.
“Uma pecinha dessas custa R$ 120. Você compra em uma semana e se repuser do mesmo material automaticamente eles voltam e roubam [furtam] de novo. E você pode verificar que é chave tetra, não sei como eles roubam [furtam] chave tetra”, afirma.

A região em que ele trabalha, dos Campos Elíseos, é a que apresenta o maior volume e a maior variação desse tipo de crime, em que não há ameaça direta, como em um roubo, mas que deixa prejuízos e aumenta a sensação de insegurança.
Segundo a SSP, o 2º Distrito Policial contabilizou em cinco meses 873 furtos, 11,35% a mais em comparação com 2022. Na sequência, aparece o 4º DP, que compreende a região do Jardim Sumaré, zona sul da cidade, com 732 ocorrências e elevação de 6,86%. No 3º DP, que circunscreve bairros como a Vila Tibério, foram 679 furtos, graças a um aumento de 10,95%.
A maior variação proporcional, de 15,94%, ficou com o 6º Distrito Policial, onde foram computados 317 crimes dessa natureza patrimonial entre janeiro e maio.
“Só aqui no meu quarteirão eu te mostro umas trinta casas que foram arrombadas”, reclama o vigilante Thiago Passos, que precisou reforçar a segurança de seu imóvel, diante da sensação de insegurança na Vila Tibério.
Segurança Pública
A Secretaria de Segurança Pública informou que o número de prisões em flagrante aumentou 55% em Ribeirão Preto de janeiro a maio, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A pasta comunicou ainda que 132 suspeitos de furtos foram presos na cidade nesse período.
Alunos de escola municipal de Ribeirão Preto, SP, são prejudicados por conta de furto de fios
Naiana Kennedy/CBN Ribeirão
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.