O ginasta olímpico Chico Barretto, natural de Ribeirão Preto, anunciou neste fim de semana a aposentadoria. Aos 35 anos, Chico Barretto conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, além de ter sido medalhistas em etapas da Copa do Mundo e finalista dos Jogos Olímpicos.
Em entrevista ao acidade on Ribeirão, Chico Barretto contou como foi a decisão de encerrar a carreira como atleta profissional. Finalista olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016 – também disputou os Jogos de Tóquio -, Chico lançou um projeto de centro de treinamento, onde pretende desenvolver a ginástica artística com crianças e adultos.
“É uma decisão extremamente difícil, que já vem na minha cabeça há muito tempo. Acho que o atleta não se prepara para isso. É muito difícil você achar um atleta que se prepara para aposentar. Hoje a gente discute bastante na comissão de atletas do Comitê Olímpico a questão da aposentadoria. O atleta vive uma carreira profissional, mas se o esporte não é profissional, ele não tem uma carteira registrada. Então ele aposenta com uma mão na frente e outra atrás e segue a vida”, afirma.
Chico, que é formado em educação física, conta que a partir do momento que decidiu parar de competir, foi diminuindo o ritmo dos treinamentos. “Foi acontecendo naturalmente. Eu sempre tive vontade de ter o meu espaço, de ter um lugar para desenvolver a ginástica artística de todas as idades e acho que é isso que começou a entrar na minha cabeça aos poucos. Eu mudar de lado. Já fiz muito pela ginástica artística, acredito eu, agora chegou a hora de eu entrar no ginásio de outra maneira”, disse.
Resiliência
O agora ex-ginasta conta que vai levar a resiliência da carreira de atleta profissional. “Porque a gente perde muito mais do que ganha. A derrota é muito maior do que a vitória. Um atleta de alto rendimento tem que estar preparado para isso, tem que gostar muito, tem que amar muito o que faz para entrar todo dia, seguir disciplina, deixar de ter uma vida social, para viver aquele sonho”, reforça.
Dever cumprido
Aos 35 anos, ele afirma que o que faz ter a sensação de dever cumprido é ter feito tudo o que podia ter alcançado no esporte.
“Eu entrei no ginásio para tentar conquistar, para tentar me reinventar, superar os meus limites. Isso faz com que eu me sinta com dever cumprido. Tem algumas medalhas que eu gostaria ter conquistado, mas que eu entendi depois o porquê que eu não conquistei. Acabei aceitando e entendendo como as coisas funcionam. Não acho que faltou nada. Cheguei muito perto da medalha olímpica, mas cada um mereceu o resultado”, disse.
Próximos passos
Chico agora seguirá no projeto OLY Centro de Treinamento, em Goiânia-GO, que possui ginástica artística. O ex-atleta é formado em educação física e irá desenvolver a modalidade com crianças e adultos.
Ele abriu o centro de treinamento há dois meses, onde pretende desenvolver a prática da ginástica artística, desde o treinamento até para aquelas pessoas que querem praticar o esporte para melhorar a qualidade de vida e conhecer a modalidade.
“Agora eu tenho a oportunidade de colocar a minha experiência, o meu jeito de pensar, os meus valores dentro de um ginásio. Eu sou professor, sou faxineiro, recepcionista… então, é uma coisa muito nova que eu e a Maya (noiva), que é médica do esporte, estamos trabalhando juntos dentro do ginásio, temos medicina esportiva dentro do ginásio, e aí a gente juntou as duas áreas para tentar desenvolver a ginástica artística desde bebê”, completa.
Começo na Cava do Bosque
Chico Barretto começou a praticar ginástica artística na Cava do Bosque – lá ele também praticou outros esportes, como futebol e basquete. Em seguida, ele começou a competir pela equipe do COC, em Ribeirão Preto.
Aos 13 anos, ele se mudou para São Caetano, no ABC Paulista, para continuar competindo, onde ficou por 11 anos, até se transferir para o Esporte Clube Pinheiros, no início de 2014. Chico Barretto é atleta da seleção brasileira de ginástica desde 2009.
SAIBA MAIS
HC Ribeirão Preto abre inscrições para concurso público; Veja como participar
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem foi o MVP do Super Bowl?
O post Ginasta olímpico Chico Barretto, de Ribeirão Preto, anuncia aposentadoria apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.