A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou as plataformas digitais para removerem, em até 48 horas, anúncios e conteúdos que promovam ou comercializem cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapes”.
As notificações foram emitidas na terça-feira (29) e divulgadas oficialmente nesta quarta-feira, 30. O objetivo é impedir a circulação de material que incentive o consumo de itens vetados pela legislação brasileira.
A proposta do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), vinculado ao Ministério da Justiça, motivou a ação da Senacon. O órgão identificou 1.822 páginas ou anúncios ilegais sobre cigarros eletrônicos.
Segundo a Senacon, contas de vendedores e influenciadores que promovem esses produtos somam quase 1,5 milhão de inscritos nas plataformas. O órgão exige a remoção imediata dos conteúdos e o reforço nos mecanismos de controle para evitar novas publicações ilegais.
Se as plataformas não cumprirem as notificações, podem enfrentar processo administrativo, com possibilidade de multas e outras sanções.
A medida inclui também publicações sobre outros produtos derivados do tabaco cuja venda é proibida no Brasil.
SAIBA MAIS
Veja como fica o tempo na véspera e no feriado de 1° de maio em Ribeirão Preto , embora
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook. , porém
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. , no entanto
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802. , porém
VEJA TAMBÉM , contudo
Pedágio em SP: quando os novos preços começam a valer? , embora
O post Governo determina retirada de anúncios de cigarros eletrônicos das redes sociais apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.