‘Jeito de cowboy’: rodeios como ‘espetáculo’ e grandes shows fizeram moda ‘country’ entrar no cotidiano do brasileiro; entenda


Festas de peão pelo país influenciaram jeito de vestir da população, com festival de chapéus, botas, fivelas, camisas, entre outros itens. g1 conversou com especialista para entender como surgiu a inspiração. Estilo country influenciou a moda da população no Brasil
Reprodução/The Cowboy Boot Book
Chapéu, bota, fivela, cinto, franjas, camisas xadrez. Qualquer brasileiro está familiarizado com esse tipo de roupa, seja usando ou vendo alguém assim. Se você pisar em uma festa do peão, o estilo se multiplica. E não é por acaso. A força dos rodeios no Brasil popularizou a “moda country” e fez a vestimenta do cowboy entrar no cotidiano, seja rural ou urbano.
Na semana em que começa a Festa do Peão de Barretos, o g1 publica uma série de reportagens e, nesta, você vai entender como o conceito de rodeio como espetáculo influenciou diretamente no jeito de se vestir no Brasil. Veja abaixo.
🤠 Qual é a origem?
No livro “The Cowboy Boot Book” (o livro da bota do cowboy, na tradução do inglês), de Tyler Beard, a definição de “caubói” é a seguinte: moda baseada nas roupas de trabalho dos vaqueiros e pioneiros americanos, que incluíam camisas de algodão xadrez, bandanas, jeans ou bombachas, e botas de saltos grossos adornadas com couro lavrado. Ponchos e paletós de couro também eram usados.
Segundo o professor do curso de design de moda da PUC-Campinas Luis Fernando Campanella Rocha, toda a indumentária do cowboy foi construída pela referência dos indígenas e vaqueiros norte-americanos.
Roupas da rainha da Festa do Peão de Barretos 2023 também tem referências country
Márcio Oliveira
🤠 Por que chegou no Brasil?
De acordo com o docente, o Brasil é um país de “grandes fronteiras agrícolas” e, por isso, o ambiente country está presente na vida de muita gente.
“Moda é o reflexo da maneira como o coletivo apreende as mudanças e novidades à sua volta. Em tempos onde a informação circula muito rapidamente, as experiências no ambiente rural muito nos influenciam”, disse ao g1.
🤠 Como a moda country se popularizou no país?
O especialista afirmou que, para algum tipo de roupa se transformar em moda aceita por uma grande maioria, é necessário divulgação. Por isso, segundo ele, os rodeios como forma de espetáculo, com grandes shows musicais, contribuíram muito para essa popularização.
“A personalização destes itens os tornaram peças de desejo e diferenciadores. Sob medida, temáticas nos bordados. Neste processo, o ambiente dos rodeios ganha muito para sua espetacularização”, completou Rocha.
Peões de rodeio também usam roupas do universo country
Érico Andrade/g1
🤠 E atualmente?
A influência da moda Country no Brasil não ficou no passado. Atualmente, quem for a qualquer rodeio pelo país vai ver um festival de chapéus, botas, camisas xadrez, fivelas e outros itens.
A força da moda, como lembrou o professor, também existe pela idolatria aos artistas, como acontece atualmente com a cantora Ana Castela, que se apresenta na segunda sexta-feira da Festa do Peão de Barretos.
Cantora Ana Castela.
Reprodução/Redes Sociais
Fenômeno entre crianças e adolescentes, a artista viu seu estilo com chapéu e franjas ser replicado por grande parte dos fãs que vão até seus shows.
A cantora Gabi Martins teve um dia de rainha da Festa do Peão de Barretos em 2022
Érico Andrade/g1
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.