João Rock 2023: quem já fez feat com quem? g1 lista 15 parcerias de artistas que estarão no festival


Pitty e Capital Inicial, Gilsons e BaianaSystem, Emicida e Tom Zé estão entre as atrações que já gravaram parcerias musicais. Será que vêm aí aparições surpresas nos shows uns dos outros? Emicida, Céu e Criolo juntos no palco principal do João Rock, em Ribeirão Preto, na edição de 2022
Érico Andrade/g1
Uma das marcas do João Rock é promover e celebrar em seus palcos encontros musicais – inéditos ou não, previstos ou surpreendentes. A tradição deixa sempre os fãs imaginando que feats virão a cada nova edição.
No ano passado, o público pode testemunhar parcerias entre: Emicida, Criolo e Céu; Pitty e Nando Reis; Chris MC e Matuê; Cynthia Luz e Froid; e Rashid, Drika Barbosa e Lellê com canja surpresa de Emicida.
VEJA TAMBÉM:
Confira os horários dos shows do João Rock 2023
Pé torcido? Lembre curiosidades dos 20 anos de JR
Dinho e Kiko contam história de “Primeiros Erros”
Oficialmente, até esta quinta-feira (1), só estava confirmada a parceria de L7nnon e Filipe Ret, com convidados ainda não anunciados. O show do Emicida, no line-up, também prevê a presença de convidados, também mantidos em suspense.
E para botar mais lenha nessa fogueira de expectativas do público, o g1 listou 15 colaborações que já rolaram entre os artistas que subirão ao palco em Ribeirão Preto neste sábado (3). São gravações que os músicos já fizeram juntos em algum momento em que as carreiras deles se cruzaram.
Pitty e Ira!, BaianaSystem e Gilsons, Emicida e Tom Zé, Filipe Ret e Marcelo D2… Repertório eles já têm. O que será que vem aí? Confira a lista abaixo e já prepare a torcida para que o seu encontro preferido aconteça.
1. Pitty e Emicida
A cantora baiana participa da música “Hoje Cedo”, imprimindo uma pegada rock ao refrão do rapper nas versões gravadas do disco “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”, de 2013, e, ao vivo, no álbum “10 Anos de Triunfo”, de 2018. Os dois já dividiram palco no João Rock.
2. Pitty e BaianaSystem
Conterrâneos, os baianos gravaram juntos a canção “Roda”, do disco “Matriz” da Pitty em 2019. Esse não seria um encontro inédito no palco do João Rock. No mesmo ano de lançamento da canção, eles se apresentaram juntos para o público em Ribeirão.
3. Pitty e Ira!
Um clássico é um clássico. Difícil achar um representante da turma dos 30+ que não se lembre do refrão “Eu quero sempre maaaaaaais” na versão acústica da canção do Ira! com a participação da Pitty, à época uma jovem de 27 anos.
4. Pitty e Capital Inicial
No álbum “4.0”, lançado em 2022 para celebrar as quatro décadas de existência da banda brasiliense, entre várias participações, Pitty marcou presença na releitura do hit “O Passageiro”.
5. Capital Inicial e Marina Sena
Outra colaboração direto do disco de comemoração de 40 anos da banda de Dinho Ouro Preto: a clássica “Natasha” ganhou roupa nova com a voz de Marina Sena, que estará no palco Aquarela na edição deste ano do festival.
6. Gilsons e BaianaSystem
O single mais recente da banda BaianaSystem é justamente a parceria com o filho e os netos de Gilberto Gil na canção “Presente”. E a parceria de Russo Passapusso e Beto Barreto com a família Gil não para por aí. Dá uma espiada no próximo tópico.
7. Gilberto Gil e BaianaSystem
Na falta de uma canção juntos, Gilberto Gil e a Baiana têm um disco inteiro para chamarem de “nosso”. Gravado ao vivo em Salvador e lançado em 2020, o disco “Gil Baiana – Ao Vivo em Salvador” tem sete faixas. Sete possibilidades diferentes para este encontro reacontecer.
8. Emicida e Gilberto Gil
Gil deve fechar as apresentações do Palco Brasil na edição deste ano do João Rock, às 23h50. Um pouquinho depois do horário previsto para o fim do show do Emicida no Palco João Rock. Caso o rapper decida dar uma esticada até o mestre baiano, os dois têm como opção de música “É Tudo Pra Ontem”, em que Gil declama um trecho de um texto de Ailton Krenak.
9. Emicida e Majur
O hit “AmarElo” deu nome ao álbum de Emicida vencedor do Grammy Latino em 2020. Os versos de Belchior ganharam potência no refrão cantado por Majur, que estará presente no palco Aquarela este ano no João Rock.
10. Emicida e Tom Zé
O rapper paulista gravou junto com a lenda tropicalista duas faixas do disco “Tropicália Lixo Lógico”, de 2012. “Apocalipsom A” e “Apocalipsom B”.
11. BaianaSystem e Cássia Eller
A alma rockeira de Cássia Eller estará representada no João Rock por meio do show da cantora Ana Carolina em tributo a ela. Rodando o Brasil desde setembro de 2022 em turnê com canções de Cássia, Ana está com a procuração carimbada para representá-la num possível feat com BaianaSystem, que fez uma releitura de Segundo Sol, com a voz da própria Cássia Eller. A versão virou abertura da novela “Um Lugar ao Sol”.
12. Filipe Ret e Marcelo D2
Além de muitas afinidades, os dois rappers dividem duas gravações juntos: o single “Mantra de Guerra”, de 2013, e a canção “Maconha”, do disco “Audaz”, de Ret. Os dois cariocas também participaram de um minidocumentário sobre a importância do bairro Catete para o surgimento e o fortalecimento do rap carioca. Ret vai dividir o palco com L7nnon e convidados.
13. Filipe Ret e Flora Matos
Flora Matos estará no palco Aquarela às 18h30. Ou seja, o show acaba a tempo mais que suficiente para colar no show de Filipe Ret e L7nnon com convidados. Ela gravou um feat com Ret em 2018, a canção “Paradoxo Mítico”, do disco “Audaz” do cantor.
14. Don L e Flora Matos
No álbum “Caro vapor / vida e veneno” de Don L, há duas canções que foram gravadas com a participação de Flora Matos: “Sangue é champagne” e “Enquanto acaba”. O disco foi lançado em 2013.
15. Gilberto Gil e Gilsons
Por último, o feat mais óbvio, mas não menos desejado. Afinal, o público adora a vibe “em família” nas colaborações dos Gil. Eles já cantaram juntos “Várias Queixas”, “Refloresta”, “Estrela”, “Palco” e todo o repertório de uma vida inteira de convívio.
Leia mais notícias do João Rock 2023 no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.