Jovem agredido no rodeio de Ribeirão Preto pode ter sido vítima de desafio de trote universitário, diz advogado


Segundo defesa, em áudios, pessoas identificadas como amigas do suspeito dizem que calouro deveria bater em desconhecidos. Polícia Civil instaurou inquérito por lesão corporal. Vídeo mostra jovem sendo agredido no rodeio em Ribeirão Preto, SP
O estudante Enzo Ribeiro Lobo, de 18 anos, que foi agredido na madrugada de domingo (23) durante o rodeio de Ribeirão Preto (SP), pode ter sido vítima do desafio de um trote universitário, afirma o advogado dele, Alan Minutentag.
Segundo o representante, áudios foram enviados à família da vítima por pessoas que se identificam como amigas do suspeito, Rubens Pudente Correa Neto, de 21 anos.
“O que a gente recebeu de mensagem, inclusive de amigos do agressor, é que essa agressão foi um ato voluntário e de covardia do Rubens e que tratava-se de uma ‘brincadeira’, de um trote de faculdade. Eles identificavam uma vítima e iam lá e agrediam essa vítima. Tem áudios circulando de pessoas que se identificam como amigas desse Rubens e fazem o mesmo curso com o Rubens. Essa tese até corrobora pelo fato de a própria imagem demonstrar isso”, afirma o advogado.
Até a publicação desta matéria, o g1 não havia localizado Rubens Prudente Correa Neto ou a defesa dele.
Vídeo viralizado
O vídeo começou a circular na noite de domingo e viralizou nas redes sociais (veja no início da matéria). As agressões ocorreram durante a apresentação de um DJ madrugada de domingo no Ribeirão Rodeo Music.
Jovem é abordado e agredido por homem durante o rodeio em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Redes Sociais
As imagens mostram quando um homem se aproxima do jovem, que está se servindo de gelo e bebida, e começa a provocá-lo. O homem diz “eu vou te bater”, enquanto o jovem parece não entender o que ele diz por causa do barulho.
Em seguida, o homem dá uma cabeçada no jovem e parte para uma série de socos e pontapés, inclusive quando a vítima já está caída no chão.
Agressão covarde
Segundo o advogado, Enzo estava no evento com um grupo de sete amigos de Santa Cruz das Palmeiras (SP), cidade onde mora. Pouco antes das agressões, ele se separou da turma para pegar bebida em um camarote.
“O Enzo não tinha contato com aquela turma, ele estava isolado no canto do vídeo no local, e o agressor vem e começa a indagar ele, falando que ia agredir ele e começa as agressões. Não existe ato ou discussão qualquer ali que antecedeu isso daí.”
De acordo com Allan, Enzo só foi encontrado mais tarde pelos amigos, estava ferido e falava frases desconexas. A princípio, o jovem afirmou que acreditava ter caído. Ele só se deu conta da gravidade da situação, quando começou a receber o vídeo na noite de domingo.
“Tem uma filmagem que se verifica que foi premeditada a agressão, quem filma faz parte dos amigos do agressor. A pessoa quando vai abordar o Enzo, ela já fala que eu vou te bater. Nas imagens ele fala que eu vou te bater, e o Enzo, inocente, não sabendo o que ia acontecer, chega a oferecer até bebida ou gelo para o agressor.”
Na segunda-feira (24), a família procurou a Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que ele sofreu lesões de natureza grave, inclusive tendo fraturado o nariz.
O estudante está afastado das atividades e se recupera dos ferimentos em casa. Segundo Allan, ele está emocionalmente abalado.
“É um ato de covardia. No meu ponto de vista, é uma tentativa de homicídio, não é uma lesão até pela sequência das agressões. Ele [agressor] assumiu o risco com a queda da vítima, podendo a vítima ter batido a cabeça e ter sido levada a óbito. Mas as autoridades vão decidir isso.”
Investigação
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso. De acordo com o delegado seccional Sebastião Vicente Picinato, o laudo pericial expedido pelo Instituto Médico Legal (IML) já indica lesão corporal de natureza grave.
“A depender da prova testemunhal e outras circunstâncias, essa tipificação pode ser alterada até para tentativa de homicídio doloso”, disse Picinato.
Organização do rodeio
Em nota, a organização do Ribeirão Rodeo Music repudiou o episódio de violência no evento e informou que colabora com as autoridades para esclarecimento do caso.
“A organização do evento informa que colabora com as autoridades, inclusive disponibilizando as imagens relacionadas ao ocorrido, trabalhando em conjunto para o esclarecimento do caso. Os organizadores ressaltam que repudiam veemente todo e qualquer ato de violência e não medirão esforços para que a Justiça seja feita e os envolvidos responsabilizados pelos seus atos.”
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.