Justiça aceita denúncia do MP e torna réu vereador de Ribeirão Preto, SP, por suposta rachadinha


Sérgio Zerbinato (PSB) teria recebido de volta parte dos salários pagos a uma assessora, diz Ministério Público. Entenda o que pode acontecer com o parlamentar a partir de agora. A Justiça aceitou uma denúncia do Ministério Público (MP) contra o vereador de Ribeirão Preto (SP) Sérgio Zerbinato (PSB) por suposta prática de rachadinha. Com isso, ele se torna réu.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Ribeirão e Franca
▶️ O que diz a denúncia? A denúncia formulada pelo MP aponta que, entre janeiro e agosto de 2021, a então assessora do vereador, Ivanilde Ribeiro Rodrigues, teria devolvido a ele parte dos salários dela, o que configuraria o crime de rachadinha.
A devolução, segundo o Ministério Público, ocorreu em contas bancárias de uma irmã do vereador.
Sérgio Zerbinato (PSB), vereador de Ribeirão Preto
Reprodução/Câmara Municipal
▶️ O que acontece com o vereador? Zerbinato foi denunciado pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e concurso material. Agora, o parlamentar poderá seguir, basicamente, por dois caminhos:
Aceitar um acordo de não persecução penal, instrumento que prevê a confissão do crime. Caso isso ocorra, o juiz determinaria a pena e extinguiria de imediato o processo.
Responder ao processo até o julgamento que decidirá pela condenação ou absolvição.
O Ministério Público chegou a pedir o afastamento do vereador do cargo, mas o pedido foi negado pela Justiça neste primeiro momento.
▶️ O que dizem os envolvidos? A EPTV, afiliada da TV Globo, procurou o vereador e a irmã e ex-assessora dele citadas no processo. Até a publicação desta reportagem, apenas a ex-assessora havia se posicionado.
Em nota, ela afirmou que todas as informações foram repassadas à Polícia Civil e ao promotor responsável pelo processo. Sobre a proposta de acordo de não persecução penal, decidiu não se manifestar.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.