O juiz Benedito Sergio de Oliveira, da 12ª Vara Cível de Ribeirão Preto, determinou que o presidente da OSC (Organização da Sociedade Civil) Projeto Mudando Vidas, Ricardo Tostes, retire da internet as acusações contra ex-vereadora Gláucia Berenice sobre a situação dos indígenas venezuelanos em Ribeirão Preto.
No entendimento do magistrado, as postagens de Ricardo Tostes em diversas redes sociais, como o Facebook, YouTube e WhatsApp são “desabonadoras à honra” da ex-vereadora. Gláucia nega as irregularidades e afirma que acredita que a “Justiça vai apurar a verdade”.
“Há também perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, caso a medida venha a ser concedida somente na sentença, pois, até lá, os conteúdos ofensivos e as imagens a respeito da parte autora continuarão sendo divulgadas na rede mundial de computadores e no aplicativo do WhatsApp”, escreveu.
Segundo a liminar, o presidente da OSC tem o prazo de 48 horas para exclusão dos conteúdos, além de se abster de citar e envolver o nome da ex-vereadora em novas publicações. Caso ele não cumpra com a decisão, pode ser multado em R$ 1 mil por dia.
O que diz Ricardo Tostes?
Em contato com a reportagem, Ricardo Tostes informou que não recebeu a decisão oficialmente. “Tenho provas, testemunhas e a dor de um povo que sofre calado”, disse.
O caso
Nas últimas semanas, Ricardo Tostes, tem divulgado nas redes sociais denúncias sobre irregularidades no abrigo dos indígenas Warao em Ribeirão Preto. Atualmente, a OSC presidida por ele é responsável pelo atendimento dos indígenas.
Após as publicações, a Prefeitura de Ribeirão Preto exonerou Gláucia Berenice do cargo de vice-presidente da Fundação Theatro Pedro II. Ela ocupava o cargo desde o início da gestão de Ricardo Silva (PSD).
Já no período entre novembro de 2022 e abril de 2024, na gestão Duarte Nogueira, a ex-vereadora atuou como secretária municipal de Assistência Social. Após a exoneração, a prefeitura informou que abriu uma sindicância para investigar supostas negligências no abrigo dos indígenas Warao no período entre 2022 e 2024.
Na ocasião, Gláucia disse que acreditava que a exoneração estava relacionada com as supostas acusações. Porém, negou irregularidades no tratamento dos indígenas Warao em Ribeirão Preto. “A Justiça vai apurar a verdade”, declarou. “Minha vida pública sempre foi tratada por princípios”.
SAIBA MAIS
Ribeirão Preto recebe passeio histórico nesse final de semana
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Qual a denúncia contra o ministro Juscelino Filho?
O post Justiça manda retirar da internet acusações contra ex-vereadora de Ribeirão apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.