Mãe de cadeirante denuncia falta de rampa de acesso em USF em Ribeirão Preto, SP: ‘Ninguém percebeu que não tinha’


Unidade da Saúde da Família passou por reforma recentemente, mas entrada permanece sem acessibilidade para pessoas com deficiência. Secretaria Municipal de Saúde diz que solicitou adequação. Mãe de cadeirante denuncia falta de rampa de acesso em unidade de saúde em Ribeirão Preto
A recente reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Doutor Alberto Raul Martinez, em Ribeirão Preto (SP), não resolveu um dos principais problemas: o acesso para pessoas com deficiência.
Valéria Oliveira, mãe de um cadeirante de 33 anos, denunciou em um vídeo a falta de acessibilidade no local (veja acima).
Ao g1, ela contou que chegou a falar com a administração sobre o problema.
“Ninguém percebeu que não tinha rampa”.
Unidade de Saúde da Família em Ribeirão Preto, SP, foi reformada, mas entrada ficou sem rampa de acesso
Arquivo pessoal
Nas imagens feitas por Valéria, é possível ver que, além da falta de uma rampa, o acesso à USF é dificultado também por conta dos carros que estacionam em frente ao local, deixando quem tem mobilidade reduzida com pouco espaço para entrar e sair da unidade.
Ela conta que toda vez que precisa acompanhar o filho em um atendimento, tem de subir com a cadeira de rodas pela garagem.
“A rua é sem saída e os carros costumam parar na frente, então não tem muito espaço para passar. Tenho que subir pela rampa de garagem, que não é ideal, porque é alta”.
Entrada de USF em Ribeirão Preto, SP, também é tomada por veículos, que estacionam no local e dificultam o acesso de cadeirantes
Reprodução/Arquivo pessoal
Procurada pelo g1, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade possui acessibilidade em todas as dependências, mas, de fato, a calçada não tem acesso.
Em nota, a pasta disse que a solicitação já foi encaminhada ao setor competente para adequação.
Imóvel tombado
A USF Estação do Alto fica na Rua Victório Farnocchi, 1, no bairro Quintino Facci II, e atende quase duas mil pessoas por mês.
O local é considerado patrimônio histórico e foi tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac).
USF passou por reforma recente, mas não tem rampa de acesso na calçada em Ribeirão Preto, SP
Divulgação Prefeitura/CCS
A reforma recente visava preservar a história arquitetônica do imóvel, ao mesmo tempo que buscava oferecer um ambiente moderno, funcional e acessível. O valor total da obra foi de R$ 1.237.068,69.
A unidade foi entregue no dia 22 de maio.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.