Maria Fumaça restaurada é instalada no Parque Maurílio Biagi em Ribeirão Preto, SP


Estrutura remete a uma mini estação ferroviária. A locomotiva é um dos cartões postais da cidade. Locomotiva “Maria Fumaça” é restaurada e instalada no parque Maurílio Biagi em Ribeirão
A locomotiva Maria Fumaça, que é um dos cartões postais de Ribeirão Preto (SP), chegou nesta quinta-feira (15) na cidade. Ela foi restaurada e instalada em uma em uma mini estação ferroviária, no Parque Maurílio Biagi.
O restauro teve início em julho de 2020 e foi concluído ano passado na Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas (SP). O trabalho, na época, custou R$ 749 mil aos cofres públicos, de acordo com a prefeitura.
A Maria Fumaça é um patrimônio tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac).
A locomotiva chamou a atenção dos motoristas hoje pela manhã. Por ser muito grande ela precisou ser transportada em duas carretas.
Maria Fumaça está exposta em mini estação em Ribeirão Preto
EPTV
A mini estação foi especialmente construída no parque Maurílio Biagi para receber a locomotiva. Ela ficará cercada e contará com espaço para visitação guiada da população prevista para começar na segunda-feira (19), data do aniversário de 167 anos da cidade.
História
Inicialmente, a Maria Fumaça ficava na Praça Francisco Schimidt onde era alvo de vandalismos e furtos. Fabricada na Alemanha, em 1912, ela era utilizada para escoar a produção de café até o início do século passado no Porto de Santos (SP).
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.