Nas últimas semanas, os hospitais e unidades de saúde de diversas cidades brasileiras, incluindo Ribeirão Preto, têm registrado um aumento significativo nos casos de doenças respiratórias em crianças.
A preocupação com o crescimento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) levou inclusive o secretário da Saúde da cidade, Maurício Godinho, a transferir o gabinete para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento. baixa imunidade infantil
Para esclarecer e entender o cenário atual, o acidade on conversou com o médico pneumologista Luis Renato Alves sobre o que pode estar causando esse aumento e quais são as melhores formas de prevenção, principalmente entre as crianças.
Outono e clima seco favorecem propagação de vírus
Segundo o médico, o aumento nos casos de doenças respiratórias nesta época do ano está diretamente relacionado às condições climáticas do outono e inverno, que favorecem a disseminação de vírus e bactérias no ar.
Isso se dá devido à mudança climática, particularmente pelo fato de termos um inverno seco, com baixa umidade relativa do ar. Essa condição propicia que micro-organismos como vírus e bactérias permaneçam mais tempo suspensos no ar, o que facilita a infecção. Além disso, com a diminuição das temperaturas, as pessoas tendem a ficar mais em locais fechados e de baixa ventilação, o que facilita a transmissão de pessoa a pessoa
explica
Crianças estão mais vulneráveis após a pandemia
Segundo o pneumologista, é comum haver um aumento de infecções respiratórias nesta época do ano. No entanto, o que chama a atenção atualmente é a maior gravidade dos casos, especialmente em crianças. Esse cenário pode estar ligado ao período da pandemia, quando medidas como isolamento social e uso de máscaras limitaram o contato das crianças com vírus respiratórios.
Habitualmente, nessa época, há um aumento esperado de infecções respiratórias, mas temos visto uma quantidade de casos mais graves em relação a anos anteriores. Isso pode estar ocorrendo pelo fato de que, durante a pandemia, medidas como isolamento social, uso de máscaras e lockdowns protegeram especialmente as crianças do contato com vírus respiratórios.
explica o médico
Com o fim das restrições, muitas crianças foram expostas aos vírus pela primeira vez, sem defesa imunológica adequada. A baixa cobertura vacinal também contribui para o agravamento dos quadros.
O número de infecções respiratórias não Covid diminuiu bastante nessa época. Com o fim da pandemia e a maior exposição, muitas crianças passaram a ter contato com esses vírus pela primeira vez, sem uma defesa imunológica preparada, o que tem contribuído não só para um aumento do número de casos como também para uma maior gravidade. Além obviamente da baixa cobertura vacinal
complementa.
Vacinação é a principal forma de prevenção
Para o pneumologista, a vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir as formas graves das doenças respiratórias virais. Estão disponíveis vacinas contra:
- Influenza (gripe)
- Covid-19
- Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – indicada principalmente para idosos e grupos de risco
A vacina prepara o sistema imunológico para reagir de forma rápida ao vírus, reduzindo sintomas, complicações e internações. Não existe maneira mais segura de proteção.
Além da vacinação, o médico orienta a adoção de hábitos simples que podem fazer a diferença:
- Manter boa hidratação
- Ter uma alimentação equilibrada
- Evitar locais fechados e com pouca ventilação
- Higienizar as mãos com frequência
- Usar máscara em ambientes com aglomeração ou sintomas gripais
SAIBA MAIS
Mulher perde R$ 4 mil ao cair no ‘golpe da maquininha’ em feira de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Fórmula 1: qual a programação do GP da Emilia-Romagna?
O post Médico relaciona pandemia ao agravamento de infecções respiratórias em crianças apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.