Três casas de repouso foram interditadas, em Ribeirão Preto, durante uma investigação realizada pelo Ministério Público, com apoio da Vigilância Sanitária, secretarias de Assistência Social e Saúde, além da Polícia Civil.
Cerca de 50 idosos estavam sendo mantidos em condições de maus-tratos, nas casas localizadas nos bairros Alto da Boa Vista, Antônio Marincek e Centro.
Entre os problemas encontrados, destacam-se, por exemplo, a falta de higiene adequada, o excesso de idosos em relação à capacidade das casas, a escassez de profissionais qualificados e, além disso, a ausência dos prontuários dos pacientes.
Investigações
De acordo com o Ministério Público, a Vigilância Sanitária interditou as casas cerca de seis meses antes, mas elas continuaram a operar normalmente, sem cumprir as exigências necessárias.
A investigação está sendo conduzida contra Eva Maria Lima, dona das casas de repouso. Com isso, ela deverá responder pelo artigo 99 do Estatuto do Idoso, que trata da exposição a perigo da saúde física e psíquica dos idosos ao submetê-los a condições degradantes.
A promotoria busca também entrar com uma ação civil pública, com o objetivo de exigir que Eva Maria Lima pague indenização por danos morais à coletividade.
O que diz a defesa?
Em nota, o escritório de advocacia que defende Eva Maria Lima afirmou que os idosos nas casas de repouso estão institucionalizados de acordo com padrões de qualidade, com foco em cidadania, socialização, saúde e higiene.
O comunicado ainda menciona que cada idoso recebe cuidados individuais, alimentação balanceada e medicamentos administrados conforme a legislação e as necessidades de cada paciente.
Leia nota da íntegra:
As casas de repouso administradas pela Sra. Eva Pereira Lima, informa que oferece a seus institucionalizados qualidade de vida, cidadania, socialização, saúde e higiene adequados, alimentação balanceada e individualizada a cada idoso institucionalizado e os medicamentos são ministrados e acondicionados em conformidade com a legislação e com as necessidades de cada idoso.
A estrutura é adequada e adaptada aos idosos e todos e estamos sempre em contato com a vigilância sanitária de Ribeirão Preto para realização das adequações e melhorias necessárias.
As casas estão sempre abertas ao poder público, Ministério Público e familiares dos idosos para inspeção e visitas.
Com informações do G1
SAIBA MAIS
Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto aceita proposta de reajuste salarial da prefeitura
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que aconteceu com a fortuna de Walter Salles?
O post Ministério Público interdita três casas de repouso em Ribeirão Preto apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.