Moradora de Franca, SP, lamenta apartamento destruído por fogo após extintores não funcionarem


Imóvel em condomínio residencial da CDHU foi consumido pelas chamas nesta sexta-feira (12), mas estava vazio. Prefeitura esteve no local e interditou unidade. Ao entrar no apartamento da filha nesta sexta-feira (12) em Franca (SP), a dona de casa Joana D’Arc Ribeiro só pode lamentar. O imóvel ficou completamente destruído pelas chamas, mas ainda não se sabe a origem delas. Para Joana D’Arc, a destruição total poderia ter sido evitada caso os extintores de incêndio do conjunto habitacional estivessem carregados.
“Eu estou vendo extintor pelo apartamento inteiro e eles não funcionaram. Se estivessem funcionando, talvez o estrago seria menor. Mas eles não funcionam, não adianta ter. Os vizinhos foram legais, chamaram os bombeiros. Quando eu cheguei tinha bombeiro, polícia, mas não puderam fazer nada”, diz.
Avó segura leite queimado do neto após incêndio no apartamento da filha em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Combate às chamas
No apartamento que fica no bairro City Petrópolis vivem a filha, o genro e o neto de Joana D’Arc. Quando o fogo começou, o imóvel estava vazio.
O vizinho de bloco deles, Thiago Augusto Garcia, foi quem alertou os outros moradores sobre as chamas por volta das 8h.
“Eu senti um cheio de queimado, falei pra minha mãe e olhei na janela. Foi onde eu comecei a gritar a vizinhança para chamar os bombeiros. A gente nunca tinha visto isso. Não sabia se tinha alguém dormindo por ser cedo. Eu só me tranquilizei quando soube que todos estavam trabalhando, que não tinha ninguém”, afirma.
Extintor de incêndio de prédio com apartamento em chamas em Franca, SP, estava vazio
Reprodução/EPTV
Os bombeiros tiveram dificuldades para controlar as chamas no último andar do prédio. O trabalho ainda foi dificultado pelos extintores inutilizados.
“O sistema de prevenção é justamente para minimizar os danos causados no incêndio, possivelmente, se ele estivesse funcionando, até mesmo os moradores ou os bombeiros que chegaram na frente teriam minimizado os estragos desse apartamento com o uso do extintor”, afirmou o sargento do Corpo de Bombeiros Diógenes Toledo.
O fogo abriu rachaduras em todos os cômodos e estragou eletrônicos, eletrodomésticos e móveis e parte do telhado. As paredes ficaram carbonizadas e até os alimentos que estavam na geladeira queimaram.
“Eu estou triste, eu estou tentando entender, mas não tem explicação. Perderam tudo. Até o inalador do meu neto, que tem problema asmático. Aqui era o quartinho dele e não sobrou nada. Dói, é muito triste”, afirma Joana Darc.
Cozinha de apartamento danificada por chamas em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Abandono
Inaugurado há 25 anos, o conjunto habitacional é moradia de 576 famílias. Os moradores reclamam da falta de estrutura e de segurança nos prédios que foram construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
“A CDHU vendeu isso aqui, ficou abandonado, e está até hoje assim. Os prédios caindo aos pedaços, arrebentando tudo, e ninguém toma conta, ninguém faz nada. O povo vem aí olha, olha, e ninguém faz nada”, afirma o sapateiro Célio Aparecido Bastos.
Na tarde desta sexta-feira, um engenheiro da Prefeitura de Franca esteve no prédio e interditou o apartamento atingido.
“Eu não sei por onde recomeçar, vou juntar o que sobrou, levar pra minha mãe e ver o que pode ser feito, ver o que eu vou fazer da minha vida. Ainda estou passada. Perdi tudo o que lutei para conseguir”, disse a moradora, que preferiu não se identificar.
Em nota, a CDHU disse que a fiscalização é de responsabilidade da prefeitura. Já a Prefeitura de Franca disse que a responsabilidade é do síndico do prédio, junto com a CDHU e o Corpo de Bombeiros.
Conjunto habitacional no bairro City Petrópolis em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.