Moradores dizem que pets foram mortos por envenenamento em Orlândia, SP


De cinco gatos e cachorros com sintomas, três morreram nos últimos dias no bairro Jardim Boa Vista. Moradores de Orlândia, SP, dizem que animais foram envenenados
Os moradores do bairro Jardim Boa Vista em Orlândia (SP) estão preocupados com a quantidade de animais que apareceram com sintomas de envenenamento nos últimos dias. Dos cinco encontrados, três não resistiram.
Um dos animais mortos é o da autônoma Tatiane Roberta Rola. O gato dela foi encontrado pela irmã e o cunhado.
“Na hora que ela pegou para socorrer, ele já estava soltando fezes e espumando pela boca. Foi coisa de cinco minutos. Foi muito rápido porque eu cheguei, tentei dar carvão para ele e tentei fazer todos os procedimentos”, afirma.
Segundo os moradores, relatos de uso de substâncias tóxicas contra animais são comuns no Jardim Boa Vista. Tatiane mora há cerca de 36 anos no bairro e diz que os envenenamentos se repetem.
“O desespero é muito grande porque faz tempo que isso vem acontecendo aqui. Dessa vez foram muitos animais. É muito difícil perder um animal que a gente cria com tanto amor e carinho”, diz indignada.
Chumbinho dentro de linguiça teria causado morte de animais em Orlândia, SP
Redes Sociais
A cadela Hanna, companheira de longa data da família de Delcina, completaria 13 anos em julho.
“Abri o portão, ela saiu um pouquinho e foi até uma avenida. Eu estava chamando ela para voltar, mas quando ela voltou, estava cambaleando e com uma baba branca. Peguei, tirei o carro, pedi ajuda e levei no veterinário. Ela chegou com vida, fez todo o procedimento, mas não deu nem cinco minutos e ela acabou morrendo. Enterrei ela ontem”, lamenta.
No domingo (14), dois dos animais que sobreviveram foram encontrados por Delcina com um pedaço de linguiça que tinha um material parecido com chumbinho.
Segundo a médica veterinária Ellen de Sousa Silva, que atendeu três dos animais envenenados, para confirmar a substância utilizada no envenenamento, seria necessário realizar testes toxicológicos nos cães e gatos.
Apesar disso, análises clínicas podem ajudar a identificar se o animal foi envenenado e decidir qual medida deve ser tomada.
“A gente se baseia muito em sinais clínicos como vasculares, musculares, patologia neurológica, convulsão, sialorreia, vômito e diarreia. Quando o tutor suspeita de que é uma intoxicação, orientamos que procure o veterinário o mais rápido possível porque infelizmente grande parte desses animais intoxicados vem a óbito”.
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.