
De acordo com mapeamento da prefeitura, ao menos 109 pontos são usados de forma irregular. Infrator pode ser multado. Veja locais para fazer descarte corretamente na cidade. Prefeitura de Franca instala câmeras para identificar descarte de lixo irregular
A Prefeitura de Franca (SP) passou a monitorar com câmeras de segurança pontos de descarte irregular de lixo na cidade. De acordo com o mapeamento realizado, são 109 locais diferentes usados para a prática ilegal, com pena de multa (veja no fim da matéria onde descartar restos de materiais da forma correta).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A primeira câmera foi instalada há cerca de duas semanas na Rua Piauí, no bairro Jardim Líbano, onde inclusive uma placa foi instalada para alertar sobre o equipamento.
De acordo com o o inspetor da Guarda Civil de Franca, Luís Fernando Fernandes, depois da câmera, os moradores que costumavam emporcalhar o local deixaram de fazer o descarte irregular.
“Nesse local que a gente instalou essa câmera já não houve mais descarte, a prefeitura fez a limpeza um dia antes, a câmera foi instalada e não flagrou ninguém, cessou totalmente o descarte naquele local.”
As câmeras de segurança têm o objetivo de reforçar a fiscalização ambiental realizada pela Guarda Civil. Além do equipamento instalado no Jardim Líbano, outras 16 câmeras devem ser colocadas em pontos estratégicos da cidade.
O inspetor lembra que muitas vezes a Guarda Civil vasculha o lixo, em especial o material de indústrias, para identificar o autor. Com as câmeras, fica mais fácil encontrar a origem e fazer a responsabilização.
“É feita a ocorrência da Guarda Civil, é feita uma multa com base no Código Ambiental e possivelmente essa pessoa responderá ao Ministério Público, porque todas as ocorrências envolvendo meio ambiente são enviadas para lá.”
Prefeitura de Franca instala câmeras para identificar descarte irregular de lixo
Reprodução/EPTV
Denúncias e fiscalização
Apesar de o local monitorado estar limpo, a cerca de quatro quarteirões de distância um novo lugar passou a ser usado pelos moradores da região, como verificou a equipe da EPTV, afiliada da TV Globo. De acordo com Fernandes, é preciso que a população continue ajudando na fiscalização.
“Com certeza vai migrar o ponto, mas a população tem que nos ajudar através de denúncias, através de imagens, pode enviar para a Guarda Civil que vamos averiguar.”
As denúncias à Guarda Civil podem ser feitas pelos telefones (16) 3734-1033 ou 153.
Prefeitura de Franca instala câmeras para identificar descarte irregular de lixo
Reprodução/EPTV
Ecopontos e recolhimento
Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforçou que há quatro ecopontos que recebem restos de materiais de construção, recicláveis em geral e inservíveis.
Veja abaixo os endereços:
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1200; telefone (16) 3030-2985
Jardim Portinari: Avenida Hotto Paixa, 1341; telefone (16) 3030-7557
Parque das Esmaralda: Rua Geraldino Augustro Machado, 411; telefone (16) 3030-7020
Jardim Luiza: Avenida Ida Zero Zaninela, 2501; telefone 16) 3030-7492.
Os ecopontos ficam abertos de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e aos domingo das 8h às 14h. Também é possível agendar para que o lixo ou entulho seja recolhido através do número 0800 591 6842.
Prefeitura de Franca instala câmeras para identificar descarte irregular de lixo
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região