Moradores reclamam de serviço de abastecimento de água e cobrança de R$ 13 mil em Orlândia, SP


Empresa responsável pela distribuição alega que há vazamentos internos na casa e que reajuste nas tarifas estava previsto no acordo com a prefeitura. Moradores de Orlândia, SP, reclamam do serviço de água da cidade
Há cinco meses, moradores de Orlândia (SP) estão enfrentando problemas para pagar as tarifas de água e esgoto na cidade. Segundo eles, desde que uma nova empresa assumiu a responsabilidade pelo serviço, os valores têm vindo extremamente altos, há desabastecimento e, em certos casos, corte de água.
No mês de julho, o valor da conta da autônoma Bianca Realino dos Santos veio exorbitante. A Sanor, responsável pelo serviço de captação, tratamento e distribuição de água desde novembro do ano passado, cobrou dela R$ 13 mil.
A conta a ser paga no mês de agosto do autônomo Rogério De Souza Roque é de R$ 4 mil.
“Como que a gente vai lá pagar um talão desse aqui, de R$ 4 mil, sendo que a gente nem ganha isso de salário? A gente vai ficar sem água, então?”.
Bianca e Rogério moram no mesmo terreno, que tem três casas ligadas a um único relógio. Na casa ao fundo, a água não chega. Os dois afirmam que não há motivo para valores tão altos.
“Eles sempre alegam que é vazamento, mas pode olhar aqui. Nós já trouxemos o encanador, ele já olhou a casa toda e não tem vazamento”, diz Rogério.
Tarifa de água e esgoto em Orlândia chega a R$ 13 mil
Reprodução/EPTV
Para Bianca, os moradores da cidade estão sendo vítimas de descaso por parte da empresa.
“A gente vai na Sanor pra poder resolver o assunto e eles falam que tem vazamento, sendo que nem chega água aqui na casa da minha cunhada”.
O vigilante Bruno De Souza Roque, que também mora no mesmo terreno, também está insatisfeito. Para ele, as consequências foram mais graves, já que não conseguiu pagar a tarifa cobrada.
“Invadiram minha casa, cortaram minha água e deixaram minhas crianças sem água”, afirma ele, que diz não ter autorizado os agentes da Sanor a entrarem dentro da casa dele.
Moradores de Orlândia reclamam do serviço de água na cidade
Reprodução/EPTV
O que diz a Sanor?
Em nota, a empresa informou que o responsável pelo imóvel está ciente que há um vazamento interno no local e possui vários registros de atendimento ao cliente.
Nesses atendimentos, diz a Sanor, teria sido verificado um possível vazamento interno, o que afeta também a pressão no local e a intermitência no abastecimento do imóvel.
Segundo a empresa, o atendimento mais recente foi realizado no dia 18 de junho e ela se disponibilizou a realizar o teste da mangueira para verificar a leitura, mas o cliente não autorizou a equipe a ir até o local.
Sobre as reclamações da falta de água, a Sanor diz que teve alguns períodos de intermitência entre os dias 12 e 14 de julho por conta da necessidade de manutenção no sistema de captação de água bruta, mas que, desde o dia 15, o sistema foi normalizado.
Por fim, a Sanor afirmou que houve aumento de 19% na tarifa de água, mas que este reajuste estava previsto no acordo.
O que diz a prefeitura?
A Prefeitura de Orlândia informou que, com a concessão do serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto da cidade, os munícipes passaram a ter um canal direto com a agência reguladora Ares-PCJ para reclamações, dúvidas, dentre outras solicitações.
Os meios de contato são o Whatsapp (19) 99954-2370 e o telefone 0800-77-11445.
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