Morre onça parda resgatada com marca de tiro em rodovia próximo a Terra Roxa, SP


Animal estava internado em clínica veterinária em Barretos, SP, desde quarta-feira (21). Delegado instaurou inquérito para apurar suspeita de crime ambiental. Onça parda ferida é socorrida pela médica veterinária Maria Ângela Panelli em Barretos, SP
Arquivo pessoal
A onça que havia sido resgatada na quarta-feira (21) em Terra Roxa (SP) morreu na noite de quinta-feira (24) na clínica veterinária onde estava internada em Barretos (SP). Segundo a médica veterinária Maria Ângela Panelli, o animal pode ter sido vítima de um tiro. Uma bolota de chumbo, geralmente usada em espingardas, foi retirada do bicho durante uma cirurgia.
O animal, um macho da espécie parda, foi encontrado ferido às margens da rodovia vicinal que liga Terra Roxa a Viradouro (SP). Segundo o delegado Émerson da Silva Abade, um morador passou pelo local e acionou a polícia para pedir o socorro.
A onça estava caída e não conseguia se levantar em razão de um grave ferimento próximo a uma das pernas. Ela foi levada na viatura da Polícia Civil até Barretos para receber tratamento.
De acordo com a médica veterinária, o exame de raio x apontou a presença de um objeto metálico no corpo da onça. Ela passou por cirurgia para retirada e ainda perdeu parte da língua e teve uma fratura de mandíbula com a perda de duas presas. Uma prótese provisória tinha sido implantada.
O animal permaneceu em observação até quinta-feira à noite, quando não resistiu.
O delegado que resgatou o animal instaurou inquérito para apurar eventual crime ambiental. A esfera de chumbo retirada do corpo foi apreendida.
A pena para crime ambiental é de seis meses a um ano de detenção mais multa.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.