Animais eram conhecidos na vizinhança e alvo de constantes ataques de mulher que se mudou há dois meses para o local, diz protetora. Polícia Civil investiga caso. Moradores de São Joaquim da Barra (SP) denunciam suspeita de envenenamento contra gatos
Moradores e protetores de animais buscam justiça após a morte de pelo menos 19 gatos por suspeita de envenenamento em São Joaquim da Barra (SP). Entre sexta-feira (27) e sábado (28), os felinos foram encontrados mortos no Centro da cidade. A Polícia Civil investiga o caso como abuso contra animais.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Em entrevista ao g1, a protetora de animais Simone dos Santos afirmou que os gatos mortos eram cuidados pelos seus pais e outros vizinhos e detalhou a cena angustiante que encontrou na sexta-feira.
“Minha mãe chegou e encontrou oito gatos mortos dentro de casa. Tinha fezes e vômito por todo lado. Era claro que eles tinham sido envenenados”.
Ainda segundo Simone, no período da noite, uma vizinha encontrou mais sete animais mortos, o que levantou as suspeitas de que eles tenham sido envenenados.
Gatos encontrados mortos em São Joaquim da Barra
Redes sociais
LEIA TAMBÉM
Moradores vão à polícia após gatos serem achados mortos em São Joaquim da Barra, SP; suspeita é de envenenamento
Cuidadora suspeita de vizinha
A protetora disse que, há cerca de dois meses, uma mulher se mudou para a vizinhança e começou a reclamar do cheiro e da presença dos animais.
Simone relatou que essa nova moradora sempre demonstrou aversão aos gatos, chegando a xingar os vizinhos que os alimentavam.
Ainda conforme o relato, a vizinha foi vista arremessando algo suspeito no pé de uma árvore nas imediações. No local, havia carne moída misturada a uma substância não identificada.
“Ela jogou algo e se retirou rapidamente para dentro de casa. Eu não deixei os outros gatos comerem. O veneno estava fermentando, parecia até que estava borbulhando. A carne estava claramente contaminada”, explicou Simone, ainda em choque com o que presenciou.
A amostra da carne encontrada perto da árvore foi entregue à Polícia Civil, e os moradores também encaminharam uma porção a um laboratório particular para análise.
Gata prenha
Além dos gatos mortos, Simone revelou que uma das felinas estava prenha e que, por conta disso, a quantidade de vidas perdidas aumentou.
“Essa gata estava prestes a dar à luz. Foram quatro filhotes que também morreram com ela”, afirma.
Simone registrou um boletim de ocorrência e mobilizou protetores de animais da cidade, que realizaram um protesto pedindo apuração rigorosa (assista no início desta matéria).
“Eu espero que a justiça seja feita, e que quem fez isso pague pelo que fez. Eu não consigo entender como uma pessoa pode tirar a vida de tantos animais assim”, concluiu.
Gatos são achados mortos em São Joaquim da Barra, SP, e moradores suspeitam de envenenamento
Redes Sociais
*Sob supervisão de Helio Carvalho
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região