Acidente ocorreu na quarta-feira (5) no Parque Industrial Tanquinho. CPFL informou que cabos são de responsabilidade de empresa de telefonia. Motociclista corta pescoço com fios soltos nas ruas de Ribeirão Preto
Um motociclista de 30 anos sofreu cortes no pescoço na tarde de quarta-feira (5) em função de cabos soltos no meio de uma rua na zona norte de Ribeirão Preto (SP). Ele foi socorrido por moradores e não corre risco, apesar dos ferimentos e do susto (veja imagens do acidente acima).
Ainda não se sabe por que os fios estavam soltos, mas moradores relataram à reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, que esse é um problema recorrente no bairro.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“Eu estava voltando do almoço, de moto, uns minutos atrás o caminhão passou e levou os fios, os fios ficaram pendurados lá e eu fiquei pendurado também”, afirmou a vítima, Nicolas de Carvalho Ferreira.
Em nota, a CPFL Paulista informou que a fiação em questão é da rede de telecomunicações, mas que enviou uma equipe para uma solução emergencial. “A concessionária também notificará as empresas ocupantes envolvidas para que verifiquem e organizem seus cabos no trecho.”
Nicolas de Carvalho Ferreira, de 30 anos, teve o pescoço ferido por fiação solta no meio da rua em Ribeirão Preto (SP).
Reprodução/EPTV
Acidente por causa de fiação
O acidente ocorreu por volta das 13h40 na Rua Américo Reis, por onde passam muitos caminhões por conta das indústrias próximas.
Imagens de uma câmera de segurança mostram que, momentos antes, um caminhão passa e os cabos balançam. Na sequência, o motociclista é visto trafegando pelo local, quando para bruscamente. É nesse momento que os cabos se enroscam no pescoço de Ferreira.
“Pegou no pescoço, aí eu fui pro chão, soltei a moto, deixei a moto pro lado e voltei pra trás.”
O barbeiro José Carlos Barroso de Oliveira, que tem um estabelecimento próximo, conta que partiu em socorro à vítima, assim que viu o que tinha ocorrido.
“Quando ele fez a curva da esquina a gente ouviu o barulho da moto, aí foi na hora que a gente saiu pra socorrer ele, a moto estava caída, ele também, e até assustamos com a marca que ele tinha no pescoço, achando que tinha sido profundo, aí levamos ele pra barbearia, demos água”, diz.
Oliveira relata que, na sequência, por conta própria, cortou com outros moradores a fiação para amenizar o problema e evitar outros acidentes.
Segundo o barbeiro, não é a primeira vez que cabos soltos atrapalham o trânsito na região e que, há pelo menos duas semanas, funcionários de uma empresa de telefonia chegaram a ver a situação, mas não fizeram nada.
“Já estava perigoso, os fios já estavam atravessando a rua de um lado para o outro, tinha carro que nem passava, preferia dar a volta no quarteirão por conta dos fios”, afirma.
Casos devem ser notificados, diz CPFL
Segundo a CPFL, as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) preveem que as empresas de telecomunicações são responsáveis pela manutenção de toda a estrutura do serviço, incluindo os cabos, e que a distribuidora deve zelar para que essas cumpram com os requisitos.
“Em 2024, a CPFL Paulista emitiu 272.555 notificações a operadoras em sua área de concessão”, informa.
A CPFL também orientou os moradores a acionarem a companhia pelo 0800-0101010 para denunciar problemas relacionados a cabos rompidos e caídos no choão. “Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações que trazem risco à população e à rede elétrica, faz a correção em caráter emergencial.”
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região