Vilmar Pereira, de 35 anos, pratica o esporte há duas décadas e conseguiu unir a arte com o trabalho por meio de vídeos nas redes sociais: ‘Na visão da sociedade, o motorista é sedentário’ Motorista de ônibus viraliza ao jogar capoeira nos fins das viagens em Ribeirão Preto, SP
Um motorista de ônibus de Patrocínio Paulista (SP), na região de Ribeirão Preto (SP), viralizou nas redes sociais com um talento inusitado: além de transportar os passageiros até seus destinos, ao fim de cada viagem, Vilmar Pereira, de 35 anos, faz uma apresentação de capoeira.
Os vídeos já renderam oito milhões de visualizações para o motorista capoeirista e alcançaram, até mesmo, internautas de outros países.
Natural da Bahia, ele mora no interior de São Paulo há 28 anos e pratica o esporte há duas décadas.
Hoje, a luta, no sentido literal, se tornou um diferencial para a luta do trabalho no dia a dia. De roupa social e sapato, Pereira faz as acrobacias para os passageiros.
“Geralmente, na visão da sociedade, o motorista é sedentário, não tem capacidade de muita coisa por causa da jornada de trabalho. Graças a Deus, eu consegui transmitir pro mundo que a nossa classe tem, sim, a capacidade de fazer uma atividade física”.
Com o sucesso, é claro que vieram os memes. Os vídeos se tornaram pano de fundo para algumas brincadeiras dos internautas, com legendas como “Enquanto você gasta R$ 50 em um pão de queijo, o motorista…” ou “Cadê esse ônibus?”.
Pereira se diverte. E não podia ser diferente, já que tudo começou como uma brincadeira, segundo o motorista.
Vilmar Pereira, de Patrocínio Paulista, viralizou nas redes sociais como o motorista capoeirista
Reprodução/Redes sociais
Cadê o motorista?
Há aproximadamente dois meses, sem intenção alguma de viralizar, Pereira e um amigo do trabalho gravaram uma apresentação de capoeira. Naquela época, não era todo mundo que sabia do lado capoeirista do motorista.
“Era um talento escondido meu, só as pessoas da capoeira mesmo que sabiam. Eles [os colegas de trabalho] ficaram surpresos, porque tem gente que fala ‘nossa, trabalho com ele há tantos anos e nunca soube que ele era capaz de fazer tudo isso’”.
A capoeira entrou na vida de Pereira sem avisar. Quando era adolescente, uma roda na praça da cidade chamava a atenção dele.
“Eu era pequeno, gostava de ver, escutava o toque do berimbau e tinha aquela vontade de aprender”.
Um dia, resolveu tentar e nunca mais parou, apesar de ter se dedicado profissionalmente em outra área, Pereira mantém a forma com musculação e treina capoeira nas manhãs, antes de ir trabalhar, e nos dias de folga.
Mas então, surgiu a oportunidade de se apresentar no trabalho.
“Um dia eu encerrei uma viagem e tem um auxiliar, que trabalha aqui com a gente lavando os ônibus que pediu pra eu fazer uma breve ‘apresentaçãozinha’. Ele gravou, mas a gente nem tinha a intenção de postar”.
Só que ele já tinha uma conta no TikTok — até então inativa — e resolveu postar o vídeo, sem esperar muita coisa.
Os dias passaram, as visualizações aumentaram e os pedidos por mais vídeos começaram a chegar.
Vilmar Pereira, de Patrocínio Paulista, viralizou nas redes sociais como o motorista capoeirista
Reprodução/Redes sociais
O motorista é o capoeirista
Pereira trabalha como motorista para a empresa de transportes Gontijo, no setor que faz viagens para Presidente Prudente, Londrina, Araxá, Belo Horizonte, Uberlândia e Aparecida do Norte.
Geralmente, cada motorista faz um determinado trecho de uma certa viagem até o destino final. Os primeiros vídeos foram postados sem o conhecimento da empresa, afinal, tudo não passava de uma brincadeira entre colegas de trabalho.
No entanto, não demorou muito para chegar nos ouvidos da chefia. Pereira foi chamado para uma conversa e, quem pensou que fosse levar uma bronca, se enganou feio.
“A empresa gostou muito, pra eles foi uma surpresa também, mas foi uma coisa boa. Então a gente discutiu o assunto, acertamos algumas questões de segurança e eles me autorizam a continuar”.
E foi assim que ficou acordado: a cada final de trecho feito por Pereira, ele faria uma breve apresentação de capoeira de, no máximo um minuto, para entreter os passageiros e, de quebra, unir a paixão pelo esporte com o trabalho.
“Eu estou muito feliz com o trabalho, de estar conseguindo transmitir pro público essa alegria, de estar passando essa imagem positiva pras pessoas”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Motorista de ônibus viraliza ao jogar capoeira sempre que termina viagens na região de Ribeirão Preto, SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.