MP abre inquérito para investigar desvio de dinheiro público na Santa Casa de Patrocínio Paulista, SP


Falhas de atendimento e falta de corpo clínico também serão analisadas. Instituição tem 15 dias para apresentar defesa. Provedor nega irregularidades. Santa Casa de Patrocínio Paulista, SP
Divulgação
O Ministério Público abriu um inquérito civil para investigar denúncias de desvio de dinheiro público e possíveis falhas no atendimento da Santa Casa de Patrocínio Paulista (SP).
O caso começou quando a instituição procurou o órgão para denunciar o tesoureiro Jaime Teodoro Furtado, ex-funcionário do local. Segundo a Santa Casa, ele não estaria realizando pagamentos com as verbas públicas recebidas por meio de emendas.
No entanto, durante o depoimento ao MP, o tesoureiro alegou que o dinheiro era, aparentemente, ilegal e fruto de desvio de verbas públicas dentro do próprio hospital.
De acordo com o MP, já foram encontrados diversos indícios de erro.
Falhas no atendimento também serão investigadas
Além do possível desvio de verbas públicas, o inquérito também vai investigar ausência de médicos especialistas, como pediatra, possíveis falhas nos atendimentos de urgência e emergência e apresentação de dados falsos para continuar com recebimentos de convênios com prefeituras da região.
O ex-tesoureiro da instituição diz que o provedor, Keys de Alencar Côrrea, e a diretora clínica da Santa Casa, Roberta Diniz, são os responsáveis pelos desvios. Os dois são investigados pelo Ministério Público.
À EPTV, Côrrea negou irregularidades e informou que a Santa Casa sofre com falta de recursos desde 2021, quando parou de receber verbas municipais.
Tanto a instituição quanto as prefeituras da região conveniadas e um plano de saúde particular têm 15 dias para apresentar documentos e as defesas ao Ministério Público.
O inquérito ainda estipulou dez dias para que o hospital apresente a relação completa de todos os funcionários que atuam na unidade desde janeiro de 2022.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.