As cores vibrantes e inconfundíveis de Candido Portinari (1903-1962), famoso por suas obras monumentais como os painéis “Guerra e Paz”, que decoram a sede da ONU em Nova York, ganham destaque em uma exposição inédita em sua casa de infância, localizada em Brodowski, na região de Ribeirão Preto.
Tintas originais utilizadas por Portinari, datadas da década de 1930, foram descobertas em um ateliê de restauração no Rio de Janeiro e estão, pela primeira vez, disponíveis para visitação no interior de São Paulo.
A mostra reúne pigmentos como “Azul Cobalto”, “Vermillon Française” e “Sienne Brulée”, expostos em uma sala especial na Casa 326, que também abriga um centro de pesquisa dedicado à vida e à obra de Portinari.
O local, que complementa o espaço da casa-museu, possui ainda uma biblioteca em expansão, oferecendo acesso a um vasto acervo sobre o pintor.
De acordo com Angélica Fabbri, diretora do museu, a descoberta dos pigmentos aconteceu por meio de uma reportagem da EPTV, que revelou a existência das tintas em um ateliê de restauração em Niterói, no Rio de Janeiro. No total, foram encontrados 82 frascos de pigmentos, sendo a maioria datada da década de 1930.
A autenticidade das tintas foi confirmada por João Cândido Portinari, filho do pintor.
Com informações da EPTV
SAIBA MAIS
O calor vai continuar? Veja a previsão do tempo para este final de semana em Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
BBB 25: O que vai ser o ‘Seu Fifi’?
O post Museu na região de Ribeirão recebe exposição inédita das tintas originais de Candido Portinari apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.