O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) esteve presente na cerimônia de abertura da Agrishow 2025, realizada neste domingo (27), em Ribeirão Preto.
Durante o evento, ele abordou o Plano Safra, destacando a importância de um programa robusto que acompanhe o crescimento do setor agrícola. Alckmin afirmou ainda que levará pessoalmente ao governo federal a solicitação por um plano condizente com a safra recorde prevista para 2025.
Plano Safra
Segundo Alckmin, o novo Plano Safra está em desenvolvimento e deve refletir a expectativa de colheita elevada para este ano. O vice-presidente reconheceu a preocupação dos produtores rurais com o crédito rural e assegurou o empenho do governo para apresentar medidas compatíveis com o tamanho da produção brasileira.
Nós vamos trabalhar para ter o aumento do valor do Plano Safra e ele certamente vai exigir uma equalização maior em razão do aumento da taxa Selic
afirmou
Nova Indústria Brasil
O vice-presidente destacou a reindustrialização como uma das prioridades do governo federal. A Nova Indústria Brasil é o programa responsável por essa estratégia, com foco em inovação, sustentabilidade e aumento das exportações. Alckmin apontou a agroindústria como setor estratégico para a geração de valor e empregos.
É onde o Brasil tem um potencial enorme de poder crescer, gerando mais valor e emprego
disse Alckmin
Crédito industrial
Como parte da política industrial, o governo irá disponibilizar R$ 80 bilhões em crédito por meio do BNDES, Finep e Embrapii, segundo Alckmin. Os financiamentos terão taxas baseadas na Taxa Referencial (TR), com juros de 4% ao ano. O objetivo é facilitar o investimento em inovação e renovação do parque industrial, por meio de incentivos como a depreciação acelerada de bens de capital.
É 4% ao ano, é juros negativos para a indústria
explica o vice-presidente
Sustentabilidade e incentivo aos biocombustíveis
A política industrial também prevê ações voltadas à sustentabilidade. Alckmin mencionou o programa Combustível do Futuro, que visa ampliar o uso de etanol e biodiesel, além do aproveitamento de metano como fonte energética. Em São Paulo, ele destacou a redução do ICMS sobre o etanol, de 25% para 12%, como medida de estímulo ao consumo de energia limpa.
É para estimular uma energia limpa e renovável. Em São Paulo, mantivemos a gasolina em 25% e reduzimos o etanol para 12%, menos da metade
contou Alckmin
Durante o discurso, Alckmin ainda destacou a criação da Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD), voltada ao financiamento industrial.
“É mais barato porque quem compra o título tem isenção de imposto. Essa redução é para o tomador do dinheiro, que vai ter crédito mais barato”, afirmou.
SAIBA MAIS
Agrishow celebra 30ª edição como ‘vitrine do agro brasileiro’
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook. ,
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como será o clima no mês de maio?
O post Na abertura da Agrishow, Alckmin defende um Plano Safra robusto e crédito mais barato para a indústria apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.