O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas para autorizar o desconto das parcelas de empréstimos consignados diretamente nos seus benefícios previdenciários. A medida entra em vigor a partir de sexta-feira (23).
Como vai ser?
Todos desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validadas em bases do governo federal.
Além de se identificar, o interessado pode usar o aplicativo Meu INSS para consultar instituições financeiras e as taxas de juros para pedidos de empréstimos.
A identificação biométrica atende à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, com o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.
A concessão de novas autorizações automáticas para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas está bloqueada desde o último dia 8, atendendo a uma determinação do TCU (Tribunal de Contas da União).
(Com informações Alex Rodrigues/Agência Brasil).
SAIBA MAIS
Carro cai em córrego na avenida Maurílio Biagi em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando volta a fazer frio em SP?
O post Novas regras do INSS: biometria obrigatória para liberar empréstimos consignados apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.