Novo comandante da PM na região de Ribeirão Preto quer coibir receptação e ação de quadrilhas


Coronel Marcelo dos Santos Sançana é de Batatais (SP) e já comandou policiamento na região da cracolândia em São Paulo. Ribeirão Preto, SP, tem quase 100 furtos por dia
Novo chefe do Comando de Policiamento do Interior (CPI-3), que abrange Ribeirão Preto (SP) e outros 92 municípios da região, o coronel da Polícia Militar Marcelo dos Santos Sançana conversou com a EPTV, afiliada da TV Globo, sobre os principais crimes que preocupam a população.
Sançana é natural de Batatais (SP) e entrou na Polícia Militar em 1992. Ele dirigiu o Presídio Militar Romão Gomes, em São Paulo (SP), e também já comandou a área responsável pelo Centro da capital, onde fica a cracolândia.
Em Ribeirão Preto (SP), de janeiro a março, foram 2.284 furtos, enquanto o número de roubos, ocorrências em que houve ameaça dos bandidos, chegou a 658, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.
Bandidos tentam levar caminhonete de morador em Ribeirão Preto, SP
Reprodução – Câmeras de segurança
Os bairros da zona Sul são os principais alvos dos criminosos. Depois aparecem bairros da zona Oeste como a Vila Tibério e o Monte Alegre.
“A preocupação nessa região [zona Sul] aumentou e aumentou porque possivelmente há uma quadrilha agindo ali e aumentando esse indicador, principalmente não é só roubo de carros não, alguns roubos de motos. Então a gente vai realmente mapear esses locais, aumentar e intensificar o policiamento”, afirma.
Ao todo, Ribeirão Preto registrou 106 roubos de veículos no primeiro trimestre do ano e outros 329 furtos.
O coronel da Polícia Militar Marcelo dos Santos Sançana comanda o CPI-3 em Ribeirão Preto, SP
Reprodução EPTV
Um dos objetivos de Sançana é coibir a receptação, que é o crime praticado por quem compra objetos provenientes de furtos e roubos.
“O receptador é uma espécie de combustível para os furtos e roubos. Nós já estamos desencadeando operações. Na semana passada nós fizemos operações em conjunto com a Polícia Civil em alguns locais de desmanches e já constatamos irregularidades nesses locais. Vamos aumentar essa fiscalização”, diz.
O comandante também comentou sobre os pedidos da população para abertura de bases da PM em pontos específicos da cidade, entre eles, a região do Ribeirão Verde, na zona Leste, um dos bairros que mais cresceu na cidade nos últimos anos.
“Existem nichos ali, existem locais de criminosos que se valem às vezes das pessoas mais carentes para obter vantagens de ordem econômica. Então a ideia é fazer esse trabalho cada vez mais integrado com a Polícia Civil, como eu falei, já estamos fazendo. Não é que vamos fazer, já estamos fazendo, mas naquela região vamos olhar com uma lupa maior porque realmente a população necessita.”
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.