Moradores de São Paulo foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) com o alerta de um suposto terremoto de magnitude de até 5,5. A mensagem foi enviada para celulares que utilizam o sistema operacional Android.
O comunicado informava que os registro de tremores de terra aconteceram no litoral norte paulista, com o epicentro a cerca de 55 quilômetros de Ubatuba.
O assunto tomou conta das redes sociais e se tornou o mais comentado desta manhã. Veja abaixo o que se sabe sobre a suposto alerta de terremoto em São Paulo.
Que horas aconteceu o alerta de terremoto?
O alerta foi disparado por volta das 2h da manhã. A situação rapidamente gerou repercussão e diversas pessoas se questionaram sobre a veracidade no fenômeno no país.
Qual foi o posicionamento da Defesa Civil?
Logo após o alerta, a Defesa Civil de São Paulo publicou em sua conta do X (antigo Twitter), que não havia emitido alerta de terremoto. “Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”.
Na sequência, o órgão informou que o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) não registrou nenhum terremoto no estado nesta madrugada, portanto, não existia nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento.
Segundo o Centro de Sismologia da USP não foi registrado nenhum terremoto no estado de SP nesta madrugada. Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento.
— Defesa Civil SP (@defesacivilsp) February 14, 2025
Além das autoridades brasileiras, o site do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora abalos sísmicos em todo o planeta, também não apontou para ocorrências de tremores de terra perto do litoral de São Paulo.
O que disse o Google?
Em nota, o Google admitiu que o alerta de terremoto enviado para moradores de São Paulo ocorreu devido a uma falha.
A empresa disse que “o Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas” e que esse serviço não substitui nenhum outro alerta oficial.
O Google também pediu desculpas pelo ocorrido, disse que está investigando o caso e informou que desativou o sistema de alerta no Brasil.
Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas
Terremotos podem acontecem no Brasil?
Terremotos não costumam ocorrer no Brasil, por conta posição geográfica do País, bem no meio de uma placa tectônica.
Isso não significa, porém, que seja impossível sentir tremores advindos de abalos sísmicos que ocorrem em regiões próximas.
Qual foi o maior tremor de terra já registrado no Brasil?
O maior tremor de terra já registrado no Brasil ocorreu na Amazônia, a 614,5 quilômetros de profundidade, o que permite a dissipação da energia. Não houve vítimas ou prejuízos graves registrados.
Segundo os geólogos, um tremor nessa profundidade dificilmente é sentido pela população. Os sistemas indicaram como epicentro uma área no interior do Amazonas, perto da divisa com o Acre. O abalo sísmico teve 6,6 pontos na escala Richter.
Os tremores ocorrem porque a região está próxima da Cordilheira dos Andes, uma das zonas com maior atividade sísmica do planeta. Nas últimas cinco décadas, houve quase cem abalos sísmicos em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá (AC), segundo o Serviço Geológico americano. Nenhum deles, porém, teve consequências severas.
O que é escala Richter?
A escala Richter, criada na década de 1930 para medir terremotos, aumenta de forma logarítimica, de modo que cada ponto de aumento significa um aumento 10 vezes maior. A magnitude está ligada à quantidade de energia liberada pelo abalo sísmico.
Segundo o Serviço Geológico Brasileiro, se um terremoto atingir magnitude 9 na Escala Richter, causará uma rachadura que cortará a crosta terrestre numa distância igual à que separa o Rio de São Paulo, com cada bloco se afastando 10 metros em relação ao outro. Em 90% dos casos, diz o órgão, a magnitude não passa de 7 graus.
*Com informações da Agência Estado
Ver essa foto no Instagram
SAIBA MAIS
Polícia Federal anuncia concurso público com mil vagas
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem é Conor Kennedy?
O post O que se sabe sobre alerta de terremoto recebido por moradores de SP apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.