*Com informações da Agência Estado
O desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “Igreja de Ouro”, no Centro Histórico de Salvador-BA, nesta quarta-feira (5), provocou a morte de Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, natural de Ribeirão Preto. Outras cinco pessoas também ficaram feridas.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que o local, onde acomodava os fiéis durante as missas, ficou coberto de destroços, principalmente pela madeira que cobria o telhado. Abaixo, veja tudo o que se sabe sobre o ocorrido.
Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), decretou luto oficial por três dias em razão da morte de Giulia.
Como foi o desabamento?
O acidente aconteceu enquanto turistas visitavam a igreja, por volta das 14h. Em entrevista a TV Bahia, afiliada da TV Globo, o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, disse que houve ruptura de todo o forro da nave central do templo.
Quem era a mulher de Ribeirão Preto que morreu?
Giulia Panchoni Righetto tinha 26 anos e era natural de Ribeirão Preto. Ela estava no local com o namorado e um casal de amigos. Ela era considera uma pessoa alegre, divertida e extremamente engraçada pelos amigos.
A vítima passou toda a infância em Ribeirão e permaneceu no município até a conclusão do ensino médio. Depois, foi para a Capital Paulista para estudar na ESPM (Escola superior de Propaganda e Marketing).
Giulia também fez especialização na USP (Universidade de São Paulo). Nas redes sociais, compartilhava diversos momentos com os amigos e das viagens que fazia.
E as outras vítimas?
Uma amiga de Giulia sofreu um ferimento na testa e foi levada para um hospital particular de Salvador. Ela passou por atendimento e já foi liberada.
As outras quatro vítimas tiveram ferimentos leves, foram atendidas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e liberadas. A identidade ou idade dessas pessoas não foram divulgadas.
Quais são os problemas do templo?
À TV Globo, o presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro Grass, informou que o frei responsável pela igreja protocolou na segunda-feira (3), um documento relatando “dilatação no forro”. Como não se falou em urgência, uma vistoria foi marcada para esta quinta-feira (6).
O templo começou a ser construída em 1708, no entanto, a conclusão acontece após mais de 40 anos. A Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, está em mau estado de conservação há décadas.
As obras de restauração, além de raras, às vezes são mal feitas: numa delas, por exemplo, o empreiteiro responsável contratou moradores do bairro como pedreiros e usou cimento impermeável para assentar azulejos – eles absorveram a umidade e estouraram.
Foi declarada em 2009 uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo. Em junho de 2023, um dos pátios da igreja foi parcialmente fechado após se constatar risco de desabamento do pináculo (cúpula de ferro que fica no topo da igreja e pesa uma tonelada e meia) direito da torre da igreja. Até uma rua no entorno da igreja teve que ser interditada. Na época, a obra de restauração do pináculo estava apenas em fase de licitação.
Quem é responsável pelo local?
A igreja é tombada pelo Iphan, que desde o ano passado previa reformar o templo. Uma ordem de serviço para contratar serviços de restauração da igreja e do convento anexo foi assinada em 1º de outubro de 2024. A previsão era investir R$ 1,2 milhão nas obras.
Em entrevista à CNN, o superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Fabrício, afirmou que essa obra não havia começado. Segundo ele, a última reforma realizada no imóvel pela instituição foi o reassentamento de azulejos no claustro, pátio interno onde os religiosos realizam atividades de contemplação, estudo ou trabalho.
Ele afirmou ainda que não tinha ocorrido vistoria recente no imóvel, até porque a manutenção dele cabe ao proprietário e não à instituição.
Qual a importância da igreja?
A Igreja de São Francisco é tombada e integra o perímetro do centro histórico de Salvador considerado como patrimônio mundial (popularmente chamado de “patrimônio da humanidade”) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Datada do período entre os séculos 17 e 18, a igreja é considerada “uma das mais singulares e ricas expressões do barroco brasileiro”, segundo descrição do Iphan. Também tem elementos rococó e neoclássicos.
A construção é recoberta externamente de esculturas e relevos, com folhagens e frutos de “talha dourada”, isto é, madeira recoberta de uma fina película feita à base de ouro. A ornamentação levou décadas para ser completa. Há, também, revestimentos com azulejo. Além da importância histórica e religiosa, o local é um dos principais pontos turísticos de Salvador.
SAIBA MAIS
Médico é preso após acidente e perseguir testemunha em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando ‘Beleza Fatal’ começa a passar na TV aberta?
O post O que se sabe sobre desabamento de ‘igreja de ouro’ em Salvador que matou jovem de Ribeirão apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.