‘O voo do menino do interior’: Livro lançado na região de Ribeirão Preto, SP, conta histórias de Santos Dumont para crianças


Pai da aviação, que completaria 150 anos nesta quinta-feira (20), viveu dos 6 aos 17 anos em Dumont (SP), na fazenda da família. Livro lançado em Dumont, SP, conta a história de Santos Dumont
Nesta quinta-feira (20), o Brasil comemora os 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, mas a história do pai da aviação é ainda mais importante para a região de Ribeirão Preto (SP). Isso porque, dos 6 aos 17 anos, o inventor viveu em Dumont (SP), na fazenda do pai.
Foram 11 anos na região até Dumont partir para a França, onde inventaria o 14 BIS, o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios, em 23 de outubro de 1906.
Mas, por trás de tantos feitos e criatividade, existiu uma criança inquieta. E é exatamente a história desta criança que o livro infantil “O voo do menino do interior”, do escritor Luís Cláudio Pereira, conta.
“Ele era totalmente inovador e criativo, um herói, um verdadeiro herói porque as crianças de hoje estão acostumadas com os super-heróis de Hollywood, mas Santos Dumont era um grande herói de carne, osso e coração”.
Livro lançado em Dumont, SP, conta histórias de Santos Dumont para crianças
Reprodução/EPTV
O livro busca explorar o lado humano do pai da aviação, diz Pereira.
“Santos Dumont é da nossa terra, ele era totalmente disruptivo naquela época, no final do século XIX. O maior legado que ele poderia deixar, além da invenção e da inovação, foi seu grande coração”.
Para o escritor, é importante que as crianças da região e de todo o país possam se inspirar em alguém como Santos Dumont.
“Elas precisam conhecer sua história, se apropriar dessas histórias e nunca esquecê-las, se inspirarem para serem seres humanos dignos que possam cultuar a solidariedade”.
Avião inventado por Santos Dumont teve seu primeiro voo em 1906
Reprodução/EPTV
A obra já tem a aprovação do pequeno Gabriel Henrique Batista Dos Santos, de 10 anos, que devorou o livro e se inspira no pai da aviação.
“A parte que eu mais gostei da história foi quando Santos Dumont não ligou para o que as pessoas falaram, ele seguiu o sonho dele e não desistiu”.
Santos Dumont, pai da aviação, passou infância e adolescência na região de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.