Obras de corredores de ônibus em Ribeirão Preto, SP, vão respeitar datas comemorativas para o comércio


Acordo entre prefeitura e Associação Comercial e Industrial visa diminuir impacto nas vendas no período. Intervenções acontecerão em um ponto de interdição por vez e sempre com rotas alternativas para quem visita o Centro. Prefeitura de Ribeirão Preto e Acirp fecham acordo sobre obras dos corredores de ônibus
As obras de construção dos novos corredores de ônibus no Quadrilátero Central de Ribeirão Preto (SP), serão realizadas, a partir de agora, respeitando as principais datas comemorativas para o comércio.
A medida foi apresentada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) nesta terça-feira (9) e será seguida pela prefeitura.
Obras dos corredores de ônibus em Ribeirão Preto, SP, vão respeitar as principais datas comemorativas para o comércio
Aurélio Sal/EPTV
O objetivo é não impactar o negócio de lojistas em períodos de maior venda, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, principalmente.
Um mapa de calor desenvolvido pela Acirp mostra quais ruas dentro do projeto de construção dos corredores têm mais lojas comerciais que podem ser impactadas com as obras.
Obras para construção de corredores de ônibus na Avenida Jerônimo Gonçalves, em Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
“Ele mostra onde tem maior concentração de comércio nas ruas impactadas, ou seja, em datas sazonais, evita [essas ruas] e vai para outro canto”, explica Carlos Ferreira, gestor de marketing e de relações institucionais da Acirp.
Veja os principais locais onde as obras vão se concentrar:
Na Avenida Jerônimo Gonçalves, o corredor de ônibus começa na esquina com a Avenida Francisco Junqueira e vai até o Terminal Evangelina de Carvalho Passig, próximo à Câmara Municipal.
Na Avenida Francisco Junqueira, o corredor de ônibus ficará entre a Rua Barão do Amazonas e Avenida Jerônimo Gonçalves.
As ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete vão receber corredores entre as avenidas Jerônimo Gonçalves e Independência.
As ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas terão corredores de onibus entre as avenidas Francisco Junqueira e 9 de Julho.
Mapa mostra ruas que passarão por obras para construção de corredores de ônibus em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
De acordo com Ferreira, as obras devem acontecer com apenas um ponto de interdição por vez e sempre com rotas alternativas disponíveis para quem visita o Centro.
“A Rua Barão do Amazonas é um grande exemplo. Temos 400 metros, aproximadamente, de uma intensidade de comércio. A proposta que nós fizemos é exatamente evitar, nas datas sazonais, como Natal, Dia do Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, enfim, nas principais datas para o comércio, não vir obras nesse local”.
Ao todo, os corredores terão quatro quilômetros de extensão.
Cronograma compartilhado
Além de se comprometer em respeitar as datas comemorativas do comércio, a prefeitura também vai informar com antecedência cada vez que começar uma obra dentro do Quadrilátero, como conta Pedro Pegoraro, secretário de Obras Públicas.
“Temos uma previsão minimamente semanal do que vai acontecer, para que os comerciantes possam ter uma programação de, pelo menos, uma semana de antecedência. Vamos comunicar o que vai acontecer para que tenham tempo de fazer ajustes”.
Ele também informou que as obras serão executadas por trecho e não por quilômetro de rua.
“O desafio é muito grande, a gente está fazendo uma reforma numa área antiga e as pessoas estão morando e trabalhando nessa área. Temos de fazer a obra e respeitar as pessoas que lá estão”.
A construção dos novos corredores de ônibus começou neste mês. As avenidas receberão recuperação asfáltica e as ruas receberão tratamento de solo com rebaixe de pavimento, além de retirada de paralelepípedos antigos para regularização e novo asfalto.
O prazo para conclusão das obras é de 12 meses.
Obras de corredores de ônibus no Quadrilátero Central de Ribeirão Preto, SP, começaram neste mês
Aurélio Sal/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.