Paciente na região de Ribeirão Preto, SP, espera por cirurgia de catarata há mais de um ano


Demora para conseguir passar por procedimento pode causas danos irreversíveis à visão. Segundo o SUS, 167,5 mil pessoas estão na lista de espera. Cirurgia de catarata lidera ranking do SUS com 167 mil pacientes na lista de espera
A cirurgia de catarata lidera a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), com 167,5 mil pacientes na lista de espera. Na região de Ribeirão Preto (SP), há pessoas esperando pelo procedimento há mais de um ano, demora que pode causar danos irreversíveis.
É o caso da empregada doméstica Simone Borher Paco. Ela está na fila há mais de um ano para fazer a cirurgia no olho direito.
Cinco atrás, ela fez o mesmo procedimento no olho esquerdo e quando percebeu que o problema começava a dar as caras de novo, tratou de procurar ajuda. Mas a demora a preocupa.
“Foi piorando e agora é como se eu tivesse uma deficiência visual de enxergar só de um olho. Me preocupa, porque a gente sabe que os olhos são coisas que, com o tempo, a tendência é piorar, e é irreversível”.
A empregada doméstica Simone Borher Paco aguarda há mais de 1 ano para realizar a cirurgia de catarata no olho direito
Reprodução/EPTV
O problema de visão atrapalha o dia a dia e dificulta o trabalho de Simone. “Quase fui atropelada porque eu não tenho esse campo de cá, que é o direito. É difícil. Já tive alguns acidentes domésticos por causa disso, porque, às vezes, a gente acaba esbarrando”.
Simone conta que enxerga tudo “esfumaçado”. “É uma cortina de fumaça, é como se estivesse tudo nublado e você não consegue enxergar nada que está na sua frente”.
Enquanto aguarda sua vez de operar, ela já sente os efeitos da demora: dores de cabeça, focos de luz e moscas-volantes, ou seja, manchas na visão do olho esquerdo.
“Acho que sobrecarrega o outro [olho], que já foi feita a [cirurgia de] catarata”.
A empregada doméstica Simone Borher Paco aguarda há mais de 1 ano para realizar a cirurgia de catarata no olho direito
Reprodução/EPTV
Aumento da população idosa pode ser motivo para fila
Um dos possíveis motivos para a longa espera de pacientes pela cirurgia é que o número de idosos têm crescido no país.
Segundo uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população acima dos 60 deve superar a de crianças entre 0 e 14 anos em 2030.
De acordo com o médico oftalmologista William Silva Queiroz, a principal causa da doença é o processo natural do envelhecimento. Por isso, é comum que os sintomas apareçam a partir dos 60 anos.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que a doença atinge 17% das pessoas que têm entre 55 e 65 anos e 47% da população que tem entre 65 a 75 anos. Já para idosos acima dos 75 anos, a porcentagem ultrapassa os 73%.
O que causa a catarata?
A catarata é considerada uma das maiores causas de perda evitável da visão. A estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia é de que 49% dos casos tem início por conta da doença.
Mas, ainda de acordo com Queiroz, ainda existem outras causas que podem contribuir para o surgimento da catarata.
“Por exemplo, a catarata associada a doenças inflamatórias dentro do olho, ou associada a doenças sistêmicas como a diabetes”.
A catarata ocorre quando o cristalino, lente natural dentro do olho, começa a opacificar
Reprodução/EPTV
A catarata ocorre quando o cristalino, uma lente natural que temos dentro do olho, começa a opacificar. Segundo Queiroz, quando a doença surge, o tempo é um fator essencial.
“Se a pessoa aguarda muito tempo, a catarata endurece, ela vai ficando tecnicamente mais difícil [de se operar]. E chega o momento que isso pode comprometer o resultado da cirurgia. Você pode ter complicações relacionadas à catarata estar muito madura”.
À EPTV, afiliada da TV Globo, o Ministério da Saúde informou que criou um programa para ampliar o número de cirurgias em todo o país e, assim, diminuir a fila de espera.
O Governo Federal deve repassar em torno de R$ 600 milhões para adiantar parte destas cirurgias e a Secretaria Estadual de Saúde também disse que tem trabalhado para diminuir a espera.
A catarata ocorre quando o cristalino, lente natural dentro do olho, começa a opacificar
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.