Pagamento de boleto com pix? Entenda a nova funcionalidade

A partir de segunda-feira (3), já é possível pagar boletos com Pix em todo o Brasil. Essa inovação faz parte da Resolução BCB 443 do Banco Central (BC), que permite a quitação de cobranças por meio de um novo arranjo de pagamento da instituição.

A resolução, aprovada em dezembro de 2024, estabelece que os boletos podem incluir um QR Code específico, permitindo o pagamento via Pix. Esse código pode ser escaneado pelo aplicativo bancário no celular, viabilizando a transação que, assim como as transferências realizadas pelo método, será compensada de forma instantânea.

Além disso, a normativa também introduz o “boleto dinâmico”, uma nova modalidade de pagamento voltada para a negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas. Essa solução visa aumentar a segurança e a eficiência nas transações comerciais.

Pagamentos de boletos via Pix já são comuns

Diversos prestadores de serviços já oferecem a opção de pagamento de boletos através de QR Codes, como imobiliárias, provedores de internet fixa e condomínios. Com a implementação da nova resolução do Banco Central, essa forma de pagamento tende a se expandir ainda mais.

O boleto dinâmico, por sua vez, foi desenvolvido para garantir que os pagamentos sejam corretamente direcionados ao detentor dos direitos do título. Para isso, ele será vinculado a um título emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo Banco Central, garantindo maior segurança nas transações.


SAIBA MAIS

Professores terão 15% de desconto em hotéis nacionais; veja como funciona

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Gusttavo Lima x Lula; qual seria a votação do cantor?

O post Pagamento de boleto com pix? Entenda a nova funcionalidade apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.