Pesquisadores do Hospital de Amor de Barretos, SP, criam painel genético que detecta sarcoma de forma mais eficiente


Teste é feito a partir de uma única amostra do paciente e resultado, que antes demorava 10 dias, pode sair em 24 horas. Tipo de câncer afeta tecidos moles do corpo, como músculos, gordura e vasos sanguíneos. Hospital do Amor de Barretos conta com tecnologia avançada para detalhar tumores; entenda
Médicos e pesquisadores do Hospital de Amor de Barretos (SP) desenvolveram um painel genético que detecta de forma mais eficiente o sarcoma, tipo de câncer raro e agressivo que afeta os tecidos moles do corpo, como músculos, gordura, vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos.
Desenvolvido junto a pesquisadores holandeses, ele é capaz de detectar diversas alterações que o sarcoma provoca no organismo.
“[Esse painel identifica] quais as alterações moleculares, do ponto de vista de alterações de cromossomos, alterações de DNA e de RNA. E isso consegue definir melhor como esse tumor vai se comportar”, explica o médico patologista Gustavo Ramos Teixeira.
O diagnóstico deste tipo de câncer costuma ser desafiador, já que os sintomas são variados e, muitas vezes, vagos.
Por isso, o teste de sarcoma feito a partir de uma amostra de material genético da doença permite tratar tumores de forma mais rápida e menos desconfortável para os pacientes.
Além disso, permite que médicos identifiquem mutações específicas presentes no câncer de um paciente e possam escolher o tratamento mais eficaz.
“O achado molecular pode ser muito importante na conduta cirúrgica. Ele pode ser muito importante nos termos de quimioterapia, de radioterapia, de qual plano ele vai se suceder”, diz Teixeira.
Médica do Hospital do Amor de Barretos acompanha análise de painél genético que detecta câncer de sarcoma mais rápido
Reprodução/EPTV
Como funciona
Para chegar ao diagnóstico, o painel conta com um banco de dados com 170 amostras de referência.
Os médicos, então, comparam a amostra de material genético do paciente com os dados do painel, que é altamente sensível e detecta anomalias mesmo em amostras mais escassas.
Segundo o Hospital de Amor, a tecnologia ainda permite que os médicos avaliem mais de 20 tipos histológicos diferentes.
Assim, é possível detectar uma ampla gama de fusões genéticas em um único ensaio, o que torna o diagnóstico mais preciso, rápido e eficiente.
Amostras que vão ser analisadas por painel genético no Hospital do Amor em Barretos, SP
Reprodução/EPTV
O teste é realizado em uma única amostra do paciente, o que reduz tempo e custo do diagnóstico.
Para se ter uma ideia, o que antes era feito em dez dias, agora sai em 24h e com menos desconforto para o paciente.
Coordenadora do centro de estudo responsável por desenvolver o painel, a biologista Flávia Escremin de Paula explica que a máquina é um avanço para a saúde pública no Brasil.
“Esse equipamento permite a gente analisar amostras de vários lugares do país. A gente, então, consegue ver essas alterações genéticas que, no passado, a gente tinha muita dificuldade”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.