Segundo Sebastião Picinato, responsável pelo caso, além de autor, quem fez o vídeo também pode responder na Justiça. Tipificação ainda pode mudar para tentativa de homicídio. Jovem é abordado e agredido por homem durante o rodeio em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Redes Sociais
A pessoa que filmou Rubens Prudente Correa Neto, de 21 anos, suspeito de agredir violentamente o estudante Enzo Ribeiro Lobo, de 18 anos, durante o rodeio de Ribeirão Preto (SP) na madrugada de domingo (23), também pode se tornar alvo de investigação da Polícia Civil, de acordo com o delegado seccional Sebastião Vicente Picinato.
Se ficar comprovado que quem filmou colaborou para a agressão acontecer, Picinato explica, a pessoa pode ser classificada como coautora e também responder criminalmente na Justiça.
“Se ele estava naquela vontade de participar filmando, se incentivou a pessoa a praticar o crime, ele também pode ser responsabilizado. Nós já requisitamos, junto à organização do evento, as imagens de segurança para fazer a análise e identificação dessa pessoa”.
Além das imagens, a polícia já fez a requisição da leitura labial do agressor para entender o que ele diz para a vítima e também deve fazer uma oitiva da vítima e de testemunhas que presenciaram o fato.
Ainda de acordo com o delegado, o agressor vai ser intimado para ser indiciado e a tipificação do crime, atualmente registrada como lesão corporal dolosa de natureza grave, pode mudar para tentativa de homicídio qualificado, a partir das provas que estão sendo reunidas no inquérito policial.
“Não restam dúvidas com relação à conduta do indivíduo premeditada e dissimulada, que dificultou a defesa da vítima, prosseguindo com a agressão mesmo ela totalmente indefesa no chão. Se caso a investigação prosseguir e a autoridade policial entender que é uma tentativa de homicídio, a gente vê ali um motivo torpe, desproporcional. Cogitou-se nas redes sociais que ele teria agido por conta de um trote, ou seja, algo totalmente moralmente desprezível, desproporcional”, diz Picinato.
Trote universitário
Enzo Lobo pode ter sido vítima de um desafio de um trote universitário, segundo o advogado dele, Alan Minutentag.
Ele revela que áudios foram enviados à família da vítima por pessoas que se identificam como amigas do suspeito.
“O que a gente recebeu de mensagem, inclusive de amigos do agressor, é que essa agressão foi um ato voluntário e de covardia do Rubens e que tratava-se de uma ‘brincadeira’, de um trote de faculdade. Eles identificavam uma vítima e iam lá e agrediam essa vítima”.
No vídeo, que começou a circular na noite de domingo e viralizou nas redes sociais, Rubens, que cursa o primeiro semestre de agronomia em uma universidade particular em Ribeirão Preto, agride Enzo brutalmente durante a apresentação de um DJ na madrugada de domingo no Ribeirão Rodeo Music.
As imagens mostram quando ele se aproxima do jovem, que está se servindo de gelo e bebida, e começa a provocá-lo, dizendo “eu vou te bater”. Enzo parece não entender o que Rubens diz por causa do barulho.
Em seguida, Rubens dá uma cabeçada no jovem e parte para uma série de socos e pontapés, inclusive quando a vítima já está caída no chão.
Vídeo mostra jovem sendo agredido no rodeio em Ribeirão Preto, SP
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Pessoa que filmou suspeito de agredir jovem em rodeio em Ribeirão Preto, SP, pode se tornar coautora de crime, diz delegado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.